Um trabalho desenvolvido pelo estudante Alan Francisco Carvalho Pereira, do curso de Economia da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), conquistou o primeiro lugar na 18ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). O trabalho de Alan foi escolhido como o projeto de maior relevância na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O projeto tem como tema ‘Análise da evolução da pobreza, desigualdade e nível educacional por tipo de família residente no meio rural do Estado de Pernambuco: 1995 a 2012’. A pesquisa foi desenvolvida na Embrapa, sob a orientação do professor João Ricardo Ferreira de Lima, e com o apoio da Facape.
Segundo Alan, a banca examinadora foi formada por professores de Linguística, Ciências Sociais e Filosofia da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UPE (Universidade de Pernambuco). Para ele, ganhar o prêmio de melhor projeto em sua categoria foi uma surpresa.
“Eu não esperava ganhar esse prêmio, já tínhamos até voltado para Petrolina quando recebi a notícia do resultado. Agora, já estamos de malas prontas para o Encontro da Sociedade Brasileira de Economia Rural, que acontece em Goiânia (GO). Vamos levar o nome da Facape para todo o país”, ressaltou.
A Jornada
A 18ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe aconteceu no Recife e durou três dias. Ao todo, foram apresentados 385 trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de graduação e orientadores de 14 institutos de ensino e pesquisa do Estado.
Além de Alan, outro estudante do curso de Economia da Facape apresentou seu projeto no evento: Josué Nunes de Araújo fez uma análise da eficiência técnica dos pequenos produtores de manga do Perímetro Senador Nilo Coelho, na zona rural de Petrolina. A pesquisa também foi feita sob a orientação do professor João Ricardo.
ASCOM/FACAPE
Blog do Banana