Mais uma conquista que enche de orgulho a comunidade acadêmica da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape): o estudante de Ciência da Computação, Kleuber Araújo, e a professora Dr.ª Dinani Gomes Amorim ganharam a premiação ‘Destaque’ da 3ª Feira Nacional de Matemática, que aconteceu em setembro deste ano em Salvador. O trabalho premiado teve como tema ‘Um jogo matemático interativo para TV Digital: Memória dos dobros’.
O trabalho propõe o uso de imagens e linguagens numéricas no processo educacional de alunos do Ensino Fundamental, de 4 a 7 anos, por meio de jogos matemáticos na televisão. De acordo com a pesquisa, a interatividade da TV Digital possibilita o uso de ferramentas que auxiliam na construção do conhecimento e, pensando nisso, a criação de jogos como ‘memória dos dobros’ facilita ainda mais o ensino para o público infantil.
“A ideia é acabar com a ‘matofobia’, que é a fobia à matemática. A gente sabe que a matemática é o terror de crianças e jovens. Não precisa ser assim. Nós criamos um jogo para TV Digital direcionado às crianças de 4 a 7 anos de idade, baseado no jogo da memória clássico, a memória dos dobros. A criança escolhe uma carta e lá vai ter uma soma; a próxima carta que ela deve escolher é o resultado dessa soma. O importante é que a criança brinque e inconscientemente aprenda matemática”, explicou Kleuber.
Segundo eles, além da interatividade, a TV Digital proporciona mais qualidade de som e imagem e está presente na maioria dos domicílios brasileiros. De acordo com a professora Dinani, o jogo deve ser transmitido por uma emissora de TV devido a necessidade de uma estrutura de telecomunicações. “O que falta hoje é termos a tecnologia disponível para a sociedade, já que precisamos da parceria e de uma estrutura de telecomunicações”, destacou.
Ferramenta
O projeto, que foi o trabalho de conclusão de curso de Kleuber, já foi apresentado em outros eventos. De acordo com a professora, a proposta tem sido bem avaliada por onde passa. “Nós apresentamos esse trabalho em um evento de games no IF Sertão-PE e na Feira Nacional de Matemática. Na feira, o trabalho foi avaliado por diversos professores que visitavam todos os stands. Todos reconheceram a importância da proposta. É interessante porque já apresentamos os dois nichos: a parte de computação pura, na linha de jogos, e a parte pedagógica direcionada aos professores de matemática”, ressaltou.
Para Kleuber, mais do que uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem da matemática, o trabalho mostra como a Ciência da Computação pode ser uma grande aliada dentro e fora da escola. “Também queremos despertar na sociedade que existem outros ambientes e que nós, da área de computação, podemos oferecer diversas ferramentas para agregar conhecimento com o uso da tecnologia”, disse.
ASCOM/FACAPE
Blog do Banana