144
Estudantes de Direito da Faculdade de Petrolina (Facape) participaram de uma visita a escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC). A ação faz parte das atividades do projeto de extensão CidadHania e tem o objetivo de levar conhecimento em relação as bases de Direito Constitucional produzido na faculdade para a sociedade.
Para Guilherme Sidrônio, professor e coordenador do projeto, o CidadHania tem sua importância e é uma grande experiência para os alunos de Direito. “Com o projeto buscamos encorajar a consciência e participação política dos adolescentes, além de chamar a atenção para a carência de temas de formação política e cidadã no currículo do ensino básico brasileiro”, disse
O Projeto de extensão é destinado à formação da consciência cidadã em jovens alunos das Escolas Públicas de Ensino Médio na cidade de Petrolina. Nas visitas os alunos promovem discussões sobre temas bases de Direito Constitucional, como por exemplo, Democracia, Direitos Fundamentais, corrupção, formas institucionais e não institucionais de participação política e Sistema Eleitoral Brasileiro.
“O Projeto de extensão CidaDHania proporciona aos alunos da FACAPE um novo olhar sobre os conhecimentos adquiridos em sala de aula, possibilitando colocar em prática o conteúdo aprendido nas disciplinas teóricas de Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito Eleitoral, além de desenvolver habilidades, como a oratória dos nossos alunos e a postura didática,” Jéssica Cavalcanti, colaboradora do projeto
“Este projeto nos faz aprender com pessoas de fora da esfera do direito, bem como nos proporciona trazer um conhecimento sobre os direitos básicos e fundamentais de todo e qualquer cidadão. Então, o Projeto CidaDHania é aprendizado e muito mais, nos comprovando que, de fato, a educação também é um meio de produção de cidadania,” Larissa Cabral, aluna de Direito.
A visita também tem por objetivo promover a integração entre a teoria e a prática no que se refere aos conhecimentos adquiridos pelos alunos de Direito da Facape.
Assessoria de Comunicação da Facape
Texto: Karyne Ramos – Estagiária Ascom/Facape