A Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializada – AME Manoel Possidio, na Areia Branca, é referencia na assistência, promoção e no cuidado a saúde das pessoas. Nesse próximo dia 31, sábado, momento em que mundialmente é celebrado o “Dia sem tabaco”, a AME se destaca como unidade referência nas discussões de prevenção e assistência à luta e combate ao fumo e todas as doenças causadas pelo uso abusivo dessas substâncias psicoativas.
Sempre as terças-feiras, no turno da tarde, a equipe da AME Manoel Possídio, constrói um grupo de discussão sobre os riscos do consumo de cigarros e outras drogas inaláveis. Também são realizados debates focais que buscam melhorar o atendimento a viciados e principalmente, a criação de políticas públicas que visem hábitos saudáveis e distantes de substâncias e vícios são pontos bastante discutidos.
A secretária Executiva de Atenção à Saúde de Petrolina, Luciane Mendes, explica que constantemente são feitas discussões para aumentar essa atenção às pessoas que ainda são dependentes desse tipo de substância química. “A porta de entrada desses usuários é sempre as unidades de saúde, temos preparado nossas equipes para acolher e atender de forma específica a cada pessoa, a AME Manoel Possidio, na Areia Branca, tem feito um trabalho importantíssimo com esses usuários”, afirmou.
A AME traz através de palestras, vídeos documentários, foderes, encartes e depoimentos reais de várias histórias de uso abusivo do cigarro através de uma equipe de profissionais capacitados para abordar as principais doenças causadas pelos cigarros e outros consumo, bem como sobre os principais sintomas patológicos, além de estratégias de combate aos vícios com o apoio integral aquele usuário que já se sente desestimulado na luta contra o tabaco.
Atualmente, no Brasil o consumo abusivo de cigarros e oriundos do tabaco é uma das principais causas de câncer no país. Os principais agravos desse consumo são sempre no pulmão, garganta e boca.
ASCOM Saúde
Blog do Banana