Orientação sobre os direitos da mulher e distribuição de brindes animou as mulheres que chegaram a AME Policlínica, nesta sexta-feira (08), em Petrolina. Nesse dia 8 de Março, Dia internacional da Mulher, a Unidade de Atendimento Médico Especializado – AME Policlínica contou com uma recepção festiva em homenagem às mulheres de Petrolina.
O evento foi iniciado com uma palestra educativa sobre a conquista feminista ao longo dos anos, e incluiu também orientações sobre os direitos das mulheres e a necessidade do “bem estar feminino”, a distribuição de camisetas e cartilhas que mostram os tipos de violência, a necessidade de cada vitima denunciar o agressor, e, principalmente, informações de reabilitação moral e social para a mulher agredida.
Para a coordenadora da AME Policlínica, Maria dos Anjos Fonseca, as mulheres têm conquistado um importante espaço na sociedade. O direito à uma legislação especial ,com a Lei Maria da Penha, e uma delegacia especializada que atende a mulher foram as principais conquistas, “Petrolina já conta com uma delegacia especializada para a mulher e o nosso próximo passo é conseguir que essa delegacia funcione 24 horas”. Declarou.
A agricultora, Antonia Ferreira, falou sobre a importância da criação da Lei Maria da Penha e afirmou que Lei contribui para que as mulheres tenham mais disposição na hora de denunciar os seus agressores. “A Lei Maria da Penha é a principal conquista da classe feminina no Brasil, pois estamos asseguradas que os homens que agridem mulheres estarão sujeitos as punições”.
A Lei 11.340/2006 conhecida popularmente como a Lei Maria da Penha foi instituída no ano de 2006 e o objetivo é coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. O agricultor André Reis Santos, afirma a importância das pessoas estarem engajadas nos projetos em defesa das mulheres. “Ações como a da unidade lembram às mulheres sobre o seu papel na sociedade, além de mostrar o devido respeito que todos devemos ter pela representação feminina nos diversos setores sociais”enfatizou.
A Coordenação da AME Policlínica informa que as mulheres que se sentirem vítimas de qualquer agressão psicológica, física ou moral, podem denunciar o seu agressor pelo telefone 180, a ligação é gratuita.
ASCOM/PMP
Blog do Banana