AMMPLA: Dormentes realiza Projeto Trânsito Legal para conscientizar jovens e multiplicar ações educativas ´para motoristas e pedestres

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina-AMMPLA, participou nesta quinta-feira 12, do Projeto Trânsito Legal, realizado no município de Dormentes, na Escola Integral de Referência de Ensino Médio Senador Nilo Coelho.

Participaram do evento o Gestor Administrativo Samuel Araujo, Coordenadora Pedagógica, Francineide de Assis Damasceno; o advogado Paulo Valgueiro, arte educador Palhaço Pirulito, estagiária da AMMPLA, Flaviana Rodrigues e professores. O agente de trânsito Jilmar Barros, coordenador do setor de educação da AMMPLA, proferiu uma palestra para cerca de 500 jovens.

Paulo Valgueiro na abertura do evento destacou a importância das estratégias que devem ser consideradas para o cidadão ter um trânsito seguro, segundo ele, a educação, a engenharia e a fiscalização são as bases para garantir as melhorias de mobilidade dos motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas.

Jilmar Barros alertou que para ajudar a reduzir o número e conscientizar condutores a uma postura mais educada no trânsito, alunos e colaboradores devem se tornar multiplicadores de ações que garantam um trânsito mais seguro.

A coordenadora pedagógica da Escola, Francineide de Assis, ressaltou que “o objetivo do projeto é conscientizar as pessoas de que precisamos ter mais calma e mais responsabilidade ao dirigir. A palestra demonstra que estamos no caminho certo para continuar ajudando a melhorar o trânsito em nossa cidade”.

Os últimos levantamentos da ONU-Organização das Nações Unidas, mostram que os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte entre jovens de 15 e 29 anos no mundo. Segundo os dados oficiais, mais de 1,7 milhão de pessoas perdem a vida em acidentes de trânsito todo o ano no mundo.

O Brasil está no 4º lugar do ranking de países com maior quantidade de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, segundo pesquisa do Instituto Avante Brasil. Um levantamento feito pelo Observatório Nacional de Segurança Viária indica que jovens do sexo masculino e de idade entre 18 e 25 anos compuseram mais de 38% das vítimas fatais nos acidentes de trânsito.

Os números são assustadores e mostram que o problema da negligência no trânsito ainda é muito relevado. Os jovens estão entre os mais atingidos em razão do estilo de vida ao qual estão geralmente associados. Dirigir alcoolizado e o excesso de velocidade são as principais causas de acidentes entre jovens.

Dirigir e utilizar o celular para mandar mensagens instantâneas começa a aparecer como um grande desencadeador de acidentes. Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o ato de dirigir e mandar ou ler mensagens de celular aumenta em 25 vezes o risco de se envolver em acidentes.

Campanhas educativas são a maior aposta no combate à negligência no trânsito e às consequentes mortes. Os custos da violência no trânsito, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, ultrapassou os 30 bilhões de reais entre os anos de 2011 e 2015.

ASCOM-AMMPLA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário