Três analistas e duas estagiárias do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) participaram durante os dias 24 a 27 de maio do VIII Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros em Ouro Preto/MG. O EBEQ é um evento científico, organizado pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros, focado no estudo de morcegos no Brasil e que congrega atividades de pesquisa, conservação e ecopolítica dentro do tema.
Na biologia, os morcegos representam espécies-chave nos ecossistemas naturais, agrícolas e urbanos, sendo responsáveis por importantes funções e serviços ambientais como o controle de pragas (agrícolas e vetores de doenças, como a dengue), a polinização, a dispersão de sementes e o subsídio de nutrientes em cavernas.
De acordo com a analista ambiental Cibele Zanon é fundamental promover o estudo desses animais, divulgar o conhecimento científico sobre eles e integrar os estudiosos brasileiros à quiropterologia internacional. “O Cemafauna apresentou cinco resumos, em formato de banner com os mais variados temas sobre a quiropterofauna da Caatinga stricto sensu. Foram apresentados dados sobre a lista de espécies de morcegos nas áreas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF)”, afirmou.
Além disso, novos registros e apontamentos sobre reprodutivos das espécies de morcegos registradas e abrigos artificiais utilizados pelos morcegos nas áreas sob influência do PISF.
ASCOM/CEMAFAUNA
Blog do Banana