Anatel acusa TIM de derrubar ligações de próposito

Por Ricardo Banana
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Com base em relatório de fiscalização, feito entre os meses de março e maio deste ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acusa a operadora de telefonia TIM de derrubar, de propósito, ligações efeturadas por clientes do plano Infinity – que prevê cobrança de R$ 0,25 por ligações sem limite de tempo.

Segundo o levantamento, apenas no dia 8 de março deste ano, 8.179.142 de usuários do plano Infinity da TIM foram afetados, em todo Brasil, por desligamentos provocados pela rede da prestadora. Segundo informação do Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba, que propôs ação coletiva de consumo contra a TIM, esses clientes gastaram R$ 4.327.800,50, num único dia, por serviços não prestados na sua totalidade.

A ação tem como base dados coletados em fiscalizações da Anatel. De acordo com a Promotoria, o inquérito foi aberto em maio, “em razão dos frequentes problemas relacionados à má qualidade dos diversos serviços prestados, especialmente no que diz respeito à falha e ausência de sinal” e também à queda da comunicação nas chamadas no plano Infinity.

Números

Reportagem publicada nesta terça-feira (7) no site da Folha de S.Paulo afirma que o documento da Anatel apontou índice de queda de ligações, no plano Infinity, quatro vezes superior ao dos demais usuários.

Segundo o site, “a Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido. E também que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível”.

Segundo o levantamento da Anatel, no Espírito Santo, o índice de reclamações contra a TIM é de 37,4 por cada 100 mil habitantes.

Outro lado

Segundo a reportagem da Folha, a TIM afirmou que não foi notificada sobre a ação proposta pela Promotoria do Paraná, mas que “trabalha constantemente para melhoria e ampliação da rede”. E questionou o fato de ser a única investigada, “embora os usuários de outras operadoras também estejam insatisfeitos”.

Fonte: Gazeta Online

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1 comentário

P. Fulgêncio 7 de agosto de 2012 - 19:04

Essa TIM ta uma merda, em Boa Vista ñ presta um celular!

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