Por ocasião do aniversário de 70 anos, que será comemorado hoje, quarta-feira (10/10), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai relembrar sua história homenageando seus ex-dirigentes com a inauguração da Galeria dos Presidentes e também congratular-se com instituições e personalidades com as quais o Itep mantém importantes parcerias, concedendo o Prêmio Pelópidas Silveira 2012.
O Itep foi criado no dia 13 de outubro de 1942, como fruto de um movimento encabeçado por professores e engenheiros oriundos da Escola de Engenharia (UFPE) para instalar no Estado um instituto voltado para o aprimoramento tecnológico nas áreas de Solos e Fundações, Química Industrial e de Materiais de Construção, baseando-se no exemplo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo. Entre estes profissionais estavam o ex-prefeito Pelópidas Silveira, Antônio Baltar, Murilo Coutinho e Sizenando Carneiro Leão, então presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado.
Receberão o Prêmio Pelópidas Silveira 2012 o SEBRAE, na categoria empresa; o presidente da Refinaria Abreu e Lima, Marcelino Guedes, na categoria personalidade; na categoria Governo, o Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape; e na categoria gestor, a superintendente de Inovação Tecnológica da instituição, Márcia Maria Pereira Lira, que coordena a área de Educação Profissional e Tecnológica do Itep.
O evento acontecerá a partir das 18h, no auditório Pelópidas Silveira, com a saudação do presidente do Itep, Frederico Montenegro, e a premiação aos vencedores do I Concurso de Fotografia – 70 anos do Itep, voltado para colaboradores e ex-colaboradores. Em seguida, acontecerão a entrega do Prêmio Pelópidas Silveira e a inauguração da Galeria dos Presidentes. Haverá ainda apresentação do grupo Majê Molê, de Peixinhos, seguida de coquetel.
Oficialmente, o Itep foi criado no dia 13 de outubro de 1942, em plena Segunda Guerra Mundial, mas suas atividades começaram em 1943. A primeira sede ocupou prédio na Avenida Conde da Boa Vista, no centro do Recife. Aos poucos, a instituição foi ampliando sua área de atuação e também realizou serviços em vários Estados do País, realizando análises em obras nas barragens de Orós (CE) e nos aeroportos de São Luís (MA) e Teresina (PI).
Ao longo de sua trajetória, o Itep teve 26 presidentes (sendo quatro mulheres), dos quais três dirigiram a instituição em dois períodos. Os primeiros presidentes do Itep foram: Murilo Domingues Coutinho (março de 1943 a fevereiro de 1946), João Holmes Sobrinho (fevereiro a agosto de 1946) e Almir Fernandes Barros (agosto de 1946 a agosto de 1948). Por ocasião do aniversário dos 30 anos do Itep, o então presidente Saul Zaverucha apresentou o projeto de construção da nova sede na Várzea, num terreno de 12 hectares cedido pelo Ministério da Agricultura. A nova sede foi inaugurada em 1986, na gestão do presidente Roldão Gomes Torres.
Nestes 70 anos, o Itep passou por diversas mudanças jurídicas, tendo sido autarquia e fundação pública. Em 2003, o Governo do Estado implementou uma nova estrutura na máquina administrativa e extinguiu a Fundação Itep, tendo sido criada a Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) por então colaboradores da fundação, uma entidade civil sem fins econômicos para prestação de serviços ao Estado.
Este novo Itep, qualificado como organização social pelo Governo do Estado, mantém contratos de gestão com a administração estadual em diversas áreas: Educação Profissional e Tecnológica, Meio Ambiente, Tecnologia e Comunicação Digital, Inovação e Empreendedorismo, Construção Civil e Tecnologias Ambientais, Recursos Hídricos, entre outras. Também presta serviços tecnológicos a empresas privadas e instituições públicas nestas áreas e outras como Química e Biotecnologia, Segurança Alimentar, Engenharia Civil, Biocombustíveis, Ciência e Tecnologia de Materiais, Metrologia e Automação, Normalização e Certificação.
Vida longa ao Itep.
Deputado GONZAGA PATRIOTA
Presidente da Frente Parlamentar da Polícia Rodoviária Federal
Blog do Banana