A vacina Gardasil 9 passa a ser indicada para crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para a vacina contra o papilomavírus humano (HPV), ampliando o uso do imunizante para a prevenção de cânceres de orofaringe, cabeça e pescoço.
A decisão, publicada nesta terça-feira (10), considerou evidências que demonstram resposta imunológica robusta após a vacinação contra os tipos virais considerados oncogênicos. Entre os subtipos existentes, alguns causam verrugas, enquanto outros estão associados ao desenvolvimento de câncer.
Com a autorização, a vacina Gardasil 9 passa a ser indicada para crianças, homens e mulheres de 9 a 45 anos de idade. Especialistas e autoridades de saúde informam que o ideal é que a vacinação ocorra antes do início da vida sexual, já que o HPV é transmitido principalmente por meio de relações sexuais. Mesmo assim, a imunização em faixas etárias mais amplas pode trazer benefícios, especialmente para quem ainda não teve contato com os tipos virais cobertos pela vacina.
O papilomavírus humano é um grupo de vírus bastante comum e transmitido principalmente por contato sexual. Os tipos classificados como de alto risco são responsáveis por praticamente todos os casos de câncer do colo do útero e por uma parcela crescente de tumores de orofaringe e outras regiões da cabeça e pescoço.
Fonte: Metro1
