Neste mês de junho o Centro de Oncologia Dr. Muccini (CEONCO) da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) firmou convênio com a Universidade de Pernambuco, campus Petrolina para a instalação de um Núcleo de Pesquisa em Oncologia, inédito na região.
A iniciativa surgiu da professora doutora da UPE, Lidiane Britto, que coordenará o núcleo juntamente a quatro estudantes do curso de enfermagem. De início, a equipe se dedicará ao levantamento de dados sobre a incidência e a sobrevida de leucemia linfoide crônica em crianças e adultos de ambos os sexos, com faixa etária de 0 a 60 anos – em média 20 pacientes, atualmente, que realizam tratamento no CEONCO. Posteriormente, os estudos serão voltados aos cânceres de mama e próstata.
Há cerca de quatro meses quatro projetos foram desenvolvidos sob a orientação da professora doutora Lidiane Britto para a formação desse Núcleo. “Em Petrolina ainda não há nenhum estudo epidemiológico, nenhum levantamento científico dessas patologias de oncologia. O núcleo de pesquisa se faz cada vez mais necessário porque sua atuação terá impacto tanto na saúde dos pacientes quanto no melhor direcionamento clínico-médico.
O Núcleo de Pesquisa em Oncologia funcionará nas quintas e sextas-feiras, em horário comercial, no próprio Centro de Oncologia.
Síntese curricular da professora doutora Lidiane Britto
Professora assistente da Universidade de Pernambuco – UPE, Campus Petrolina, ministra as disciplinas de Biofísica e Fisiologia Humana, possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas/ênfase em biotecnologia pela Universidade de Pernambuco (2004), mestrado em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), doutorado em Biotecnologia (RENORBIO)(2014). Tem experiência na área de Citogenética e Biologia Molecular, nos seguintes temas: polimorfismos (imunogenética), citogenética humana (doenças onco-hematológicas) e dosimetria citogenética.
Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/
ASCOM/APAMI
Blog do Banana