Mais de 50 Agentes de Combate às Endemias (ACEs) em Petrolina estarão neste sábado (19) nos bairros Terras do Sul, Vila Eduardo, Vila Eulália, Vila Mocó, Antônio Cassimiro, Jardim Amazonas e Alto do Cocar, após as fortes chuvas da madrugada de hoje (18). A ação tem como objetivo visitar os domicílios e orientar os moradores sobre recipientes que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito Aedes aegypti – o transmissor da dengue, zika e chicungunya.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ressalta que as medidas para o controle do inseto precisam ser permanentes e a população precisa conservar os recipientes fechados; manter pneus e caixas d’água cobertos; armazenar garrafas com a boca para baixo e trocar a água dos vasos de planta. Essas são práticas simples e eficazes para evitar a proliferação do Aedes.
Além disso, a vistoria regular dos quintais e áreas internas das residências é crucial e pode ser realizada rapidamente, em apenas 10 minutos, ajudando a prevenir doenças transmitidas por arboviroses.