Após conclusão das obras, CMEIs do Nova Petrolina e Jardim Petrópolis atenderão mais de 700 estudantes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O compromisso da Prefeitura de Petrolina com o ensino vai desde a Primeira Infância até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e pode ser visto a partir das ações e investimentos realizados pela administração, como a construção de novas unidades de ensino, que visam garantir um ambiente educacional acolhedor, acessível e apropriado a toda comunidade escolar. Na Educação Infantil, por exemplo, estão em obras dois CMEIs com padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que vão beneficiar os bairros Nova Petrolina e Jardim Petrópolis, para atender uma grande demanda da população, por vagas nessa modalidade de ensino.
Com um investimento de mais de R$ 3 milhões, o CMEI do bairro Nova Petrolina está com 98% de sua estrutura pronta, com previsão de conclusão para maio desse ano. Dezenas de profissionais trabalham diariamente para concluir o prédio, que terá capacidade para atender 376 alunos nos dois turnos, ou 188 crianças em tempo integral e contará com 10 salas de aula climatizadas com banheiros, fraldário, lactário, salas de amamentação e de reuniões, bloco administrativo, pátio coberto, espaços para horta, playground, refeitório, cozinha, copa e vestiário para funcionários.
Com previsão de entrega para outubro deste ano e um investimento de mais de R$ 3,4 milhões, a obra do CMEI no bairro Jardim Petrópolis, está com 60% de sua estrutura pronta e terá capacidade para atender 376 alunos ou 188 em tempo integral. Quando finalizada, a creche contará com estacionamento; bloco administrativo; cozinha e área de serviço; rouparia e lavanderia; copa e vestiário para funcionários; refeitório; sala de reuniões; fraldário, lactário e sala de amamentação; 10 salas de aula com banheiros para evitar grandes deslocamentos das crianças; pisos emborrachados nas salas para absorver quedas; telhas termoacústicas para isolamento de temperatura e ruídos; pátio coberto; espaço para horta; espaço para playground; banheiros adaptados banheiros infantis; sala multiuso; jardim; gás encanado; depósito de lixo, além todas as salas climatizadas.
A secretária executiva da Primeira Infância, Poliana de Castro, destaca que esses investimentos são feitos em conformidade com o Plano Municipal da Primeira Infância que consolidará o compromisso do poder público com os estudantes desde as séries iniciais. “A expansão da rede de ensino tem alguns compromissos, e o primeiro deles é com a Primeira Infância e isso tem sido prioridade. A meta do nosso gestor é acolher essas crianças que estão nessa fase especial de desenvolvimento, em unidades qualificadas e que oferte uma estrutura de qualidade com todo suporte pedagógico e socioemocional”, disse Poliana.

Related Posts