Política

Após decisão da Justiça, Rui Costa ganha direito de resposta na Veja

imagemO Tribunal Regional Eleitoral, através do juiz relator Márcio Reinaldo Miranda Braga, concedeu direito de resposta, nesta quinta-feira (2), ao candidato ao governo do Estado pelo PT, Rui Costa, na próxima edição da revista Veja. O juiz reconheceu em sua decisão que “faltou cuidado básico em apurar os fatos que envolvem a denuncia relatada por Dalva Sele Paiva, ex-presidente do Instituto Brasil”, afirmando ainda estar “convencido de que, neste particular, a representada violou as disposições contidas na artigo 58 da Lei das Eleições e, por tal, motivo, deve ceder espaço para regular exercício do direito de resposta”.

A Veja trouxe uma de suas matérias da edição do dia 20 de setembro, uma investigação que o Ministério Público começou em 2010 contra a Organização Não-Governamental Instituto Brasil, ligada ao PT da Bahia e que foi contratada pelo governo do estado para construir casas populares para famílias de baixa renda.

O juiz Márcio Reinaldo Miranda Braga entendeu que houve “uma maquinação criminosa que ainda será objeto de investigação pelos órgãos competentes apresentada em clara associação à figura de Rui Costa”.

Segundo o advogado da coligação Pra Bahia Mudar Mais, Pedro Scavuzzi, o juiz considerou que a publicação foi caluniosa e inverídica, por isso, o direito de resposta será exercido na revista e também no perfil do Facebook, onde a notícia foi publicada. “Trata-se de acusação de roubo, com foto chamativa, exposta em um contexto donde se infere: o candidato Rui Costa foi sim atingido”, escreveu o juiz em sua decisão.

“Rui é um candidato de passado probo e sem nenhuma mácula, possui um histórico político invejável. A Revista tentou imputar a Rui Costa uma informação ofensiva e caluniosa que não lhe cabe”, enfatizou Scavuzzi. “A matéria foi tendenciosa e oportunista, vincularam o nome de Rui a matéria sem qualquer prova. A Justiça Eleitoral reconheceu esta agressão eleitoreira e garantiu o Direito de Resposta”.

Na sabatina idealizada pelo Projeto Vota Bahia, uma parceria dos grupos A Tarde, Aratu e Metrópole, Rui Costa aproveitou o tempo para tentar esclarecer as denúncias sobre o suposto esquema de desvio de dinheiro entre o PT e o Instituto Brasil. “Essas denúncias têm cunho eminentemente eleitoral. Toda véspera de eleição é assim, principalmente na Bahia, que há anos é governada com esse tipo de prática. Onde os poderosos usam destes argumentos para poder atingir pessoas que não têm o mesmo poder econômico”, afirmou ele. (Metro1)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *