O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, disse nesta sexta-feira, 18, após participar da entrega em Petrolina, de 900 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, que o momento atual de valorização do dólar, aponta um caminho interessante para o Brasil sair da crise na economia e citou o exemplo positivo de Petrolina. O ministro afirmou ser estimulante essa conexão que Petrolina tem com o mercado externo que dá a ela uma condição diferente de outros lugares.
“Eu acredito firmemente no potencial do mercado externo. Temos que estimular o canal externo, o canal das exportações. Toda vez que venho à Petrolina, reforço isso. A renda do produtor aqui está melhor e ampliada”, frisou Armando.
Conforme o ministro, países que se recuperaram e saíram da crise, são aqueles que melhor se utilizaram do comércio exterior. “Quando o mercado doméstico fica menor, àqueles que podem exportar, não sentem a crise”, ressaltou Armando Monteiro.
Superavit – O ministro Armando Monteiro aproveitou para antecipar boas notícias em épocas como a atual, de ajuste nas contas o governo. Ele disse que o Brasil terá um superávit na balança comercial de U$ 15 bilhões de dólares.
“Um número muito expressivo para esse ano, reduzindo, portanto, o nosso déficit nas contas externas. Isso já é resultado dessa realidade do câmbio no Brasil”, relatou. Monteiro frisou que o governo vem tendo uma preocupação em fechar bons acordos comerciais com outros países. “A intenção é ampliar a presença do Brasil nos mercados externos”, concluiu Armando.
Blog do Banana