Na sessão desta quarta-feira (13) a Câmara de Vereadores de Petrolina apreciará dois projetos complementares que tem como objetivo estimular o cuidado com o meio ambiente. O projeto do poder legislativo visa autorizar o Poder Executivo a criar o “Programa Maternidade, Uma Árvore Uma Criança”. Já a matéria do executivo trata, justamente, da criação do referido programa.
A meta é o incentivar a população à realizar adoção de mudas de árvores de espécies nativas do bioma caatinga e exóticas, integrando e envolvendo a população para manutenção e a preservação da arborização urbana. O projeto prevê ainda que caberá a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realizar a distribuição gratuita de mudas.
O ‘Maternidade Verde, Uma Árvore Uma Criança’, deve ser implantado no Hospital Dom Malan, junto à Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo. A cada criança que nascer no município uma muda nativa será doada A muda de árvore será entregue à mãe ou ao pai da criança, no ato do registro do seu nascimento, na saída da maternidade, e deverá ser plantada em local definido pelos pais, ou em caso de não ter local adequado, a AMMA irá definir a área em que a muda será plantada.