O senador Armando Monteiro (PTB-PE) já começa a deixar “escapar”, aos poucos, sua vontade de se candidatar ao Governo do Estado em 2014. Em visita ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio (PSB), o petebista afirmou nas entrelinhas que os socialistas não têm que formar uma chapa majoritária para as próximas eleições. E, nesta semana, o congressista tem encontro marcado com alguns prefeitos do PTB no Estado, o que, segundo os bastidores, já é um indicativo de que o parlamentar pretende “marcar território” rumo ao pleito para governador.
Chamou a atenção a declaração do senador, que também é presidente estadual do PTB, ao dizer que o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), tem uma visão “pluripartidária” sobre o quadro político eleitoral. “Eu entendo que, nessa aliança, não existem partidos de duas classes e nem existem companheiros que estão condenados a ocupar apenas um lugar nesse trem”, declarou ao Jornal do Commercio.
No entanto, diante das especulações sobre os nomes mais cotados para suceder Eduardo Campos, estão os socialistas Tadeu Alencar, secretário estadual da Casa Civil, e Danilo Cabral, das Cidades. Embora as eleições estejam relativamente distantes, Monteiro deixou clara a sua pretensão de comandar o Palácio do Campo das Princesas e um dos reflexos desta intenção será uma maior a aproximação com o PSB na prefeitura do Recife.
Se, por um lado, a aproximação com o prefeito deverá ser o mote para garantir visibilidade e não ficar “escondido” na gestão do PSB, por outro lado, no plano político, o PTB tem um dos maiores desafios na atual administração que é o tratamento de água e esgoto. Isso porque o partido ocupa a secretaria municipal do Saneamento, comandada pelo petebista João Batista.
O fato é que apenas 28% do Recife tem saneamento básico e, caso o PTB faça uma gestão que eficiente até 2014, em tese, aumenta-se a credibilidade sobre o partido, já que ampliar o tratamento de água e esgoto é um dos maiores desafios da atual gestão da capital pernambucana. A pasta ocupada pelos petebistas é considerada estratégica tanto para Geraldo Júlio como para Armando Monteiro.
De qualquer maneira, o encontro com o chefe do Executivo estadual, realizado nesta segunda-feira (21), serviu para o senador começar a explicitar a sua vontade de ser candidato. E, vale ressaltar que Monteiro visitará diversas prefeituras administradas pelo PTB no Estado como, por exemplo, Gravatá, Arcoverde e Garanhuns. Com 25 prefeituras em Pernambuco, a legenda só perde para o PSB de Eduardo Campos, responsável por comandar 59 municípios no Estado. (PE247)
Blog do Banana