Arte, Cultura e Aprendizagem: Prefeitura de Petrolina leva mais de mil estudantes ao Teatro

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Explorar a imaginação, o convívio social com colegas, desenvolver autoconfiança e empatia são benefícios que o teatro proporciona ao público infantil, além de levar muita aprendizagem de forma descontraída. Neste sentido, um dos propósitos da Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, é também o de promover o acesso desse público às artes de forma gratuita. Assim, 1.400 estudantes da rede municipal de ensino, foram assistir ao espetáculo teatral “O Camaleão e as Batatas Mágicas”, produzido pela Cia 1º Ato. Uma logística repleta de detalhes, mas que foi planejada com muita dedicação e afinco pelas equipes da Secretaria.

Com estrutura singela, direta e alegre, a peça é inspirada no texto da escritora Maria Clara Machado e trata de temas importantes e valores como a generosidade e a valentia. Com a plateia lotada, os estudantes puderam ver a história do vovô Felício, um cientista que criou uma fórmula para plantar batatas em terreno árido e com resultados imediatos, criando assim uma nova alternativa para resolver o problema da fome do país. Só que esta grande descoberta desperta o interesse de pessoas ambiciosas, gananciosas e interessadas em riquezas. A história encantou os alunos que, em sua maioria, estiveram em um teatro pela primeira vez.

A professora da Escola Professora Maroquinha, Leonora do Nascimento, destaca que objetivo do trabalho é seguir fortalecendo e fomentando o interesse dos alunos em aprender nos mais diversos espaços e através das mais diversas ferramentas. “A Prefeitura de Petrolina proporcionou um dia diferente aos estudantes. O teatro traz a ludicidade e a mensagem passada na história da peça é muito importante para a construção moral das nossas crianças. A gente sabe o papel importante que a Escola tem para o aprendizado, mas sabemos também que é mais do que necessário criarmos essa ponte com a cultura e arte, para que os nossos estudantes possam entender que através de todas essas expressões e em locais como o teatro, é possível sim se divertir, mas também aprender, somar conhecimentos importantes para a vida”, afirma a professora.

No mês de abril, a Prefeitura de Petrolina levará mais de mil alunos para o teatro, para assistir à peça “Morte e Vida Severina”.

Com informações: Ascom PMP

Related Posts