Artigo: Ainda é hora de planejar 2020

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Por Fernanda Rosino*

O carnaval passou, o ano finalmente começou e ainda dá tempo de desenhar como será a sua atuação este ano. O planejamento estratégico funciona como uma espécie de bússola para que toda a equipe siga em uma direção única, em busca do objetivo proposto pela empresa.

E como fazer este planejamento?

Todo planejamento começa por um bom diagnóstico. Assim como um médico que avalia seu paciente para prescrever o tratamento mais adequado, o plano estratégico de uma empresa deve ser criado de acordo com seu estado geral, levando em conta seu histórico e visão para o futuro.

Existem diversas ferramentas que podem ser usadas para o Diagnóstico. Alguns bons exemplos detalhados didaticamente no Guia da Gestão são: o Canvas, para análise do modelo de negócio, e a análise SWOT, que demonstra os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da empresa.

Com o Diagnóstico de sua empresa em mãos, é preciso definir quais os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazos. Onde a empresa quer chegar? Como estarão suas vendas? Qual será seu principal produto? Quem será seu público? Como será seu posicionamento no mercado?

A partir da definição dos objetivos estratégicos, consegue-se definir os objetivos táticos – que direcionarão a atuação da empresa em prazo menor – e então, estabelecer as metas. Metas devem ser realizadas em, no máximo, um ano e mensuráveis, para que o acompanhamento seja efetivo. O Guia da Gestão disponibiliza um infográfico que detalha o método SMART para orientar a criação de metas.

Com as metas do próximo período definidas, é chegada a hora de analisar os recursos necessários para executá-las. Recursos contemplam profissionais, parcerias, infraestrutura, finanças, ou seja, vamos definir todos os investimentos da empresa e, assim, fechar o orçamento para o próximo período.

A maioria das pequenas e médias empresas do Brasil não realiza o planejamento estratégico ou, se o fazem, não realiza todas as etapas e nem acompanha sua execução.

Montar um painel de monitoramento de todas as ações previstas no Planejamento é tão importante quanto as demais etapas realizadas. Nele, cada ação deve ter um responsável, prazo de execução e status. E, periodicamente, o responsável deve prestar contas da execução de suas atividades e resultados.

O planejamento estratégico pode ser realizado a qualquer momento, no entanto, ele se mostra mais efetivo para iniciativas de curto e médio prazos. Em um cenário de economia estável, o planejamento pode ser realizado anualmente e revisto semestralmente, para que ajustes sejam efetuados.

Se você precisa de um norte para desenvolver seu planejamento estratégico, o Guia da Gestão traz o melhor da gestão empresarial para você transformar a estratégia de sua empresa e conquistar ótimos resultados!

*Fernanda Rosino é consultora de marketing e estratégia empresarial, especialista em startups, pequenas e médias empresas. Graduada em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduada em Administração pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas. Atuou, por mais de 10 anos, em grandes empresas – instituições financeiras e telecomunicações -sempre nas áreas de Marketing e Estratégia.

Como executiva, liderou equipes e gerenciou times multifuncionais em grandes projetos. Em 2013, decidiu mudar sua atuação e passou a atuar como consultora.

Entre seus clientes, estão empresas dos mais variados setores como: engenharia, manutenção e facilities, indústrias, serviços, educação, alimentos, startups de tecnologia, entre outras. Em 2017, fundou o portal Guia da Gestão com foco em PMEs, em que divulga conteúdo e ferramentas para auxiliar empreendedores na gestão de seus negócios.

Sobre o Guia da Gestão

O Guia da Gestão é um portal de estratégia e gestão empresarial, direcionado para startups, pequenas e médias empresas. Lançado em 2016, o portal traz artigos detalhados e didáticos, orientações, ferramentas gratuitas e pagas e ainda, a possibilidade de troca de mensagens com consultores especializados.

Foi criado para ser um aliado das empresas no processo de gestão. Existe uma necessidade latente pelo acompanhamento estratégico em empresas de pequeno e médio porta. Com o portal, podemos levar conteúdo de qualidade para que as equipes enxutas possam aplicar facilmente.

Idealizado por Fernanda Rosino – consultora de marketing e estratégia especialista em pequenas e médias empresas – o portal traz conteúdo para auxiliar gestores em todas as áreas estratégicas do negócio, incluindo planejamento, marketing, finanças, pessoas e processos e foi desenhado para ser uma plataforma interativa, em que os leitores podem enviar sugestões de conteúdo, comentar artigos e enviar dúvidas para a equipe de consultores.

Além do conteúdo aberto, disponível a todos, os visitantes que se cadastrarem gratuitamente no portal têm acesso a ferramentas exclusivas, desenvolvidas para utilização no dia a dia da empresa com explicações detalhadas de como utilizá-las.

Por enquanto, tudo o que está no portal é gratuito e, a partir das orientações e ferramentas já disponíveis, os empresários podem, por exemplo, realizar todo o processo de planejamento estratégico da empresa, definir metas, criar eventos, contratar o perfil certo de profissional e muito mais. Vale a pena acessar e conferir tudo o que está disponível e pronto para ser utilizado.

Related Posts