Filiados do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR) estão desde cedo em assembléia extraordinária convocada pela atual diretoria da entidade para escolher os 12 membros que farão parte de sua diretoria provisória. O grupo escolhido deverá comandar o sindicato nos próximos 150 dias até que sejam realizadas novas eleições no STR, pleito que foi suspenso dia 3 de junho.
Os eleitos substituirão a diretoria que hoje tem como presidente do STR de Petrolina, José Tenório dos Santos, cujo mandato termina na próxima sexta-feira, dia 26 de julho. Duas chapas estão inscritas: a Chapa 1 que tem o apoio de Tenório e a Chapa 2, que conta com os apoios de Francisco Pascoal (Chicôu) e Joelma, que foram adversários do atual presidente na última campanha eleitoral do pleito que não ocorreu. União essa, que Tenório garantiu estranhar, já que essa proposta aconteceu antes das eleições suspensas e não houve entendimento.
Chicôu disse que essa parceria é pelo bem do Sindicato. “Ele (Tenório) demonstra que não sabe fazer política com essa declaração. Ele propôs fazer aliança com a gente, mas não da forma como ele tem administrado o sindicato. Essa aliança não é para o bem de Chicôu ou para o bem de Joelma. É para o bem dos trabalhadores. Não é que Zé Tenório não tenha esse compromisso, mas ele tem errado bastante na administração do sindicato”, comentou Chicôu.
Joelma também lembra que não se trata de eleição, até porque ela foi suspensa e o processo começou do zero novamente, a união com Chicôu é para uma chapa provisória com pessoas ligadas a ela e a Chicôu para comandar a entidade com responsabilidade. “O melhor é que quem vai escolher são os trabalhadores e eleger pessoas que realmente tenham compromisso com a entidade”, frisou a atual diretoria de assalariados do STR de Petrolina.
O candidato da Chapa 1, Rogério Andrade, apoiada pelo atual presidente José Tenório, disse que o acordo de Chicôu e Joelma visa somente os salários e não na categoria. “Estamos com novos nomes na chapa e essa união foi um acordo na tentativa de ganhar a disputa hoje porque sozinhos eles viram que iriam perder. Estamos tranquilos e confiantes na nossa chapa”, destacou o candidato.
O presidente da Federação dos Trabalhadores em Agricultura de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, veio pessoalmente à Petrolina acompanhar mais um capitulo da novela das eleições do STR. “A gente espera que tudo ocorra com tranqüilidade e no final possamos conclamar a diretoria provisória eleita e a comissão eleitoral para que nos próximos 150 dias, conforme o estatuto do sindicato, eleger a diretoria definitiva. É importante a disputa democrática, estamos acompanhando, dando o apoio necessário e que essa assembléia encontre o caminho para os próximos pleitos que terão no futuro”, observou Doriel.
O presidente da Fetape lembra que o STR deve voltar a ser um sindicato forte, até porque a campanha salarial já se avizinha e a entidade precisa encontrar o seu rumo. “Temos que ter esse Sindicato forte, uma diretoria comprometida para que na campanha salarial possamos fazer esse enfrentamento com o patronato”, ressaltou Doriel Barros.
Blog do Banana
1 comentário
Cadê a foto de Rogério Banana ?