Reconhecendo o trabalho desenvolvido na cidade de Petrolina, com a elaboração e execução do programa Nova Semente, a Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, aprovou, na Ata dos seus trabalhos, o Voto de Aplauso, em virtude da implantação do Nova Semente, assim como também pela construção do novo sistema de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), ambos idealizados pela atual gestão municipal de Petrolina.
O requerimento foi feito pelo deputado Guilherme Almeida (PSC/PB) que descreveu o Nova Semente como o maior programa de educação infantil existente no Brasil. Colocado em prática em 2010, com o intuito de funcionar como centros educacionais voltados para atender crianças de 0 a 6 anos de idade, as creches estão contribuindo com o combate ao analfabetismo, à desnutrição infantil, além de cuidar da saúde dos pequenos que recebem acompanhamento de profissionais da área de saúde. Até o momento, foram inaugurados 77 centros educacionais, entre áreas urbana e rural.
Já em relação à saúde, o Voto de Aplauso está relacionado ao sistema de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família – projeto que nasceu da idealização de um novo modelo de Unidade Básica de Saúde (UBS). Nas AMEs, a população pode contar com serviços de clínica médica, odontológica, enfermagem, realização de procedimentos, como suturas, curativos, nebulização, imunização, dispensação de medicamentos e coleta de exames de patologia clínica e citopatológica. Durante a gestão, já foram inauguradas cinco AMEs Saúde da Família, além da AME Servidor, destinada para atender exclusivamente os servidores municipais. Seguindo o que foi planejado, outras nove unidades estão em fase de construção. Para 2013, está prevista a assinatura da ordem de serviço de mais cinco.
As iniciativas, já reconhecidas por todo o Brasil, mostram a preocupação da atual gestão em trabalhar para otimizar cada vez mais os serviços básicos e essenciais destinados à população, como educação e saúde. O reconhecimento da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, termina por incentivar, ainda mais, o poder público municipal a continuar com a implantação de projetos que estão contribuindo para o desenvolvimento do município de Petrolina.
ASCOM – PMP
Blog do Banana
