Assentamento Nossa Senhora de Fátima comemora 20 anos de resistência

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
Nos 20 anos de existência, o Assentamento Nossa Senhora de Fátima dará pontapé inicial a Feira de Animais para comercialização de caprinos, ovinos, suínos, bovinos, todos criados no assentamento, bem como, a venda de suas produções locais, como artesanato, frutas e hortaliças. A primeira feira acontecerá dia 10 de junho com abertura programada para acontecer as 7h e encerramento as 17h com show musical de Marcos Moral do Brega. O Assentamento Nossa Senhora de Fátima fica localizado a 50 km da sede de Petrolina, na BR 407, sentido ao município de Afrânio.

São duas décadas de luta para subsistência de 80 famílias assentadas numa área total de 3.988 hectares e cerca de 2.000 hectares de pasto produtivo.
Senhor José de Lima Marques, conhecido como Sassá, conhece bem a labuta, uma vez que foi um dos fundadores do Assentamento, organizado em Associação, 1º presidente no exercício da função, e até hoje é membro do coletivo.
De acordo com o presidente, Marcio Luiz Cerqueira Nonato, a festa em comemoração dos 20 anos do Assentamento, é também o marco inicial da Feira de Animais para movimentar a economia local. “Há muito tempo estamos na luta por melhorias no nosso assentamento, pedindo o apoio do poder público para investimentos na saúde, melhoria das estradas e reforma de nossa sede, nosso objetivo é realizar a feira mensalmente e fortalecer a economia dos assentados para num futuro próximo termos uma feira semanal, o trabalho é para fortalecer a comercialização de tudo que produzimos aqui”, tece comentário o presidente do Assentamento.
A diretoria da Associação tem como vice-presidente Maria Feitosa do Carmo e mais 12 integrantes. O vereador Marquinhos do N4 tem apoiado as causas sociais dos assentados.

 

Em março de 2022, o vereador e líder da Bancada de Oposição para conversar com os moradores que atravessavam um surto de casos de Dengue e Chikungunya. Os moradores reclamavam de falta de assistência médica e relataram o abandono da gestão pública. Na época, o vereador chamou atenção do poder público municipal, conseguiu a distribuição de medicamentos aos doentes e solicitou um olhar sensível na assistência à saúde e reivindicações da associação.
Este ano, no mês de abril, o Vereador entrou em defesa dos moradores do Assentamento Nossa Senhora de Fátima que enfrentam constante falta de água na comunidade e cobrou uma ação da Compesa e da gestão municipal.
Nesta terça-feira (06), os moradores estão em mutirão para a limpeza da área onde acontecerá a festa de abertura, trabalhando nos ultimatos para a Feira de Animais no próximo sábado (10).
Mônia Ramos – Jornalista
ASCOM

Related Posts