Um local de gente que tem como sobrenome, trabalho. Este é o cenário da área de assentamento Osiel Alves, em Petrolina. Formada por 30 famílias de agricultores familiares que tem feito da terra, espaço para brotar culturas e sonhos de uma vida melhor.
A área fica próximo à tomada de água do Perímetro Pontal, cerca de 40 Km de Petrolina. A produção é farta. Furtas como banana e maracujá. são encontradas na área.
Os produtores também investem no plantio de mandioca e já construíram até uma Casa de Farinha para incrementar a produção. Ainda tem produção de leite e criação de caprinos e ovinos. “São famílias que vivem para o trabalho e sabem fazer dessa terra o seu objetivo de vida”, disse a presidente da associação do assentamento, Edite Ribeiro.
Mas apesar de ver que o trabalho tem transformado a área em mais um sucesso da agricultura do vale do São Francisco, são muito os problemas de infraestrutura. As famílias cobram a energia elétrica que não tem, acesso ao crédito bancários e a construção das moradias.
“A gente só quer trabalhar e precisamos de condições melhores para a nossa produção crescer ainda mais”, complementou Edite.
Outra reivindicação é a mudança no sistema de irrigação para que a produção possa ser melhor e maior.
Blog do Banana
2 comentários
Retifico: Desta vez será cumprido o mandato de reintegração.
Isto não é um Assetamento,e sim uma invasão a uma propriedade particular, a qual os
invasores conhecem a procedencia desta propriedade.Ela tem nome,tem Escritura,tem
proprietário.A presidente a sr Edite , juntamente aos demais invasores,retiram a água
do canal de forma irregular, pedem energia ,porém na propriedade já existe energia.Os invasores são todos desta região.Todos tem conhecimento que agora a reintegração de
posse, desta vez vai serrá cumprida,é questão de tempo. Aguardem!!!!!