Urbanização

Assistência Social acompanha população do Cacheado no processo de urbanização do bairro

imagemMoradores da comunidade do Cacheado, zona oeste da cidade de Petrolina, acompanham de perto as obras de urbanização do bairro. Paralelo às obras, essas famílias estão sendo assistidas pelas ações sociais do Projeto Técnico Social, com a finalidade de beneficiar as famílias do Programa Social Prioritário de Investimento.

Recursos estão sendo investidos no sentido de possibilitar que estas famílias tenham acesso à educação sanitária, ambiental, patrimonial, mobilidade urbana e para a saúde. O trabalho é feito a partir de oficinas, palestras, cursos e dinâmicas educacionais.

O trabalho é feito por dois assistentes sociais, um coordenador social e um agente social de campo, supervisionado e executado pela secretaria de Habitação. “É uma forma de não só tirar essas pessoas da pobreza, mas possibilitar sobretudo que elas tenham acesso a novos conhecimentos, novas práticas em seus cotidianos, através de noções de convivência com outras pessoas, noções de cidadania e necessidade de preservação do meio ambiente, entre outras coisas que serão levadas para estas pessoas,” explica o secretário de Habitação de Petrolina, Edinaldo Lima.

O bairro Cacheado será contemplado com a construção de 400 casas, sendo que 102 dessas serão construídas no Pedra Linda, três praças, Atendimento Multiprofissional Especializado (AME), pavimentação de ruas, esgotamento sanitário, abastecimento de água, ligação de rede elétrica, e equipamentos de esporte e lazer como o Clube do Bairro composto de academia das cidades, pista de caminhada, duas quadras poliesportivas cobertas, sendo uma delas no Pedra Linda, e playground. As habitações serão construídas com tecnologias inovadoras para melhor desempenho térmico e acústico.

Os serviços de urbanização terão duração de quinze meses e serão investidos R$28,5 milhões provenientes do Ministério das Cidades, através do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2), e contrapartidas financeiras municipais. O projeto também está incluso no Programa de Urbanização de Favelas do Governo Federal.

“A nossa gestão sempre está atenta às necessidades mais urgentes da nossa cidade. A nossa meta é atender a todos os moradores e por isso continuaremos fazendo muito mais por Petrolina”, frisa o prefeito Julio Lossio.

Ascom PMP

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress