Atenção beneficiários! 14º salário do INSS será pago ainda nesta semana? Confira.

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset
O 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) era esperado, por isso foi pago no primeiro semestre do ano. Por isso, os beneficiários do município aguardavam o 14º salário a ser pago no final do ano. No entanto, esse subsídio nem sequer foi aprovado pelo Congresso. Portanto, ainda é uma proposta popular e aguarda aprovação da Assembleia Nacional.
Em resumo, esta proposta de subsídio foi lançada em 2020 como forma de ajudar os reformados e pensionistas que sofreram o impacto económico causado pela pandemia de COVID-19.
O que falta para aprovar? 
Inicialmente, o 14º salário do INSS deveria ser pago em 2022 e no primeiro semestre de 2023, mas o projeto ainda aguarda liberação, como está na Câmara dos Deputados aguardando a opinião dos parlamentares.
Assim, o projeto de lei já foi analisado e aprovado pelos seguintes comitês da Duma do Estado:
Previdência Social e Família (CSSF);
Finanças e Impostos (CFT);
Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).
Por isso, agora o 14º do INSS deve passar por uma avaliação pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e, em seguida, pela Comissão de Administração do Trabalho e Serviço Público (CTASP). No entanto, o último movimento ocorreu em 21 de junho deste ano.
Portanto, quando os trabalhos da comissão da Câmara acabarem, o projeto seguirá para avaliação no Senado Federal. Portanto, se for aprovado, o texto será encaminhado para as sanções do presidente. Portanto, não será pago este ano.
Quem tem direito a receber o 14º salário do INSS?
Como resultado, os segurados que recebem 13 dias de município a cada ano, incluindo os seguintes benefícios, têm direito a um subsídio especial para o INSS:
Aposentadoria;
prestações por doença e por lesão;
assistência a acidentes;
Auxílio ao isolamento;
Pensão por morte.
Portanto, aqueles que recebem Benefícios Continuados (BPC) não têm direito a receber um subsídio porque não têm direito a receber o 13º salário por se tratar de um benefício.
(Finanças Brasil).

Related Posts