Saúde

Atestado médico de papel segue sendo aceito em 2026

Plataforma digital criada pelo CFM para emitir, validar e verificar atestados médicos está suspensa por decisão judicial

Os atestados médicos de papel continuarão a ter validade em 2026. O Conselho Federal de Medicina (CFM) afirma que não é verdade que somente atestados digitais serão válidos a partir de 2026.

No fim de 2025, publicações falsas nas redes sociais diziam que, a partir de março deste ano, os empregadores passariam a aceitar somente atestados digitais, já que o documento de papel não teria mais validade perante o Conselho.

Segundo nota publicada pelo CFM, “atestados médicos físicos (em papel) e digitais seguem válidos e plenamente aceitos em todo o território nacional, visto que não há qualquer mudança na legislação (…) que determine a emissão exclusiva de atestados por meio digital.”

Uma plataforma digital que emite, valida e verifica atestados médicos foi criada pelo Conselho Federal de Medicina. O Atesta CFM objetiva combater as fraudes envolvendo os documentos. No entanto, a plataforma está suspensa por decisão judicial.

Fonte: Metro1

Compartilhe: