Ricardo Banana

Atuação da Ouvidoria reflete satisfação dos usuários do HDM, UPAE e HRJ

imagemNa semana em que é comemorado o dia do Ouvidor, 16 de março, a Unidade Pernambucana de Atendimento Especializado (UPAE), e os Hospitais Regional de Juazeiro (HRJ) e Dom Malam (HDM), gerenciados pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), celebraram a data nesta quinta-feira (20). Na UPAE foram distribuídos panfletos informativos, explicando aos usuários e pacientes a importância do setor e como as denúncias, críticas, sugestões e elogios podem ser feitos. Também foram divulgados os números de satisfação em relação aos serviços oferecidos nos estabelecimentos de saúde.

O Dia do ouvidor foi escolhido desde o ano de 1995, mas as comemorações só começaram em 2001. Já a Lei 12.632/2012 que institui oficialmente a data foi sancionada em 15 de maio de 2012 pela presidente Dilma Rousseff. As ouvidorias se constituem como um canal de comunicação entre a administração das Unidades e a população, que utilizam os serviços, como forma de nortear as ações de melhoria dos Hospitais e da UPAE, que podem se tornar determinantes na qualidade, eficácia, eficiência e na humanização do atendimento.

Nos meses de janeiro o percentual de satisfação do usuário da UPAE, entre bom e excelente, na urgência, ficou em 94,3% e em fevereiro 96,7%. Já no ambulatório, em janeiro o resultado foi de 92,9% e em fevereiro 95%. Ao todo foram entrevistadas 2.665 pessoas. No HDM/IMIP, hospital referência materno-infantil para 52 municípios da rede Pernambuco/Bahia, cerca de 1,8 milhão mil habitantes, somente em 2013, o HDM realizou 190.300 atendimentos nas Emergências Pediátrica e Ginecológica e Ambulatório, destes, apenas 0,02% foram de queixas negativas mediante demanda espontânea.

Já no HRJ, 57% das manifestações são elogios, 36% sugestões e apenas 7% críticas. No mês de fevereiro de 2014, dos 297 usuários que responderam ao questionário, 69% disseram que o atendimento médico e atendimento de Enfermagem são bons. A limpeza e conservação do HRJ também tiveram avaliação positiva de 70% dos usuários.

As ouvidorias trabalham diariamente aplicando questionários de avaliação ou através de entrevista dirigida, através de abordagem direta aos usuários, onde são avaliados os itens que vão desde demora na hora da consulta, boa vontade e disposição dos funcionários, educação e respeito com que foi tratado, qualidade no atendimento, infraestrutura, interesse dos médicos em ouvir as queixas dos pacientes e até mesmo sobre a limpeza do local. Tudo o que é registrado na Ouvidoria é prontamente encaminhado para o setor responsável, que após checar os fatos, entram em contato com os usuários e apresentam o parecer sobre o caso.

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress