Ricardo Banana

Atualização cadastral Bolsa Família: Como fazer?

O Bolsa Família é possivelmente o benefício social mais importante pago pelo governo, ele beneficia milhões de brasileiros que precisam do valor para que consigam se sustentar mensalmente. No entanto, você sabia que é necessário realizar a atualização cadastral Bolsa Família? De tempos em tempos é preciso que seus dados sejam atualizados para manter o benefício.

Em suma, o governo brasileiro detesta gastar dinheiro em programas sociais com pessoas que não precisam receber o valor. O que faz sentido uma vez que a pessoa que não precisa está tirando a oportunidade daquele indivíduo que precisa. Logo, é fundamental ocorrer a atualização cadastral Bolsa Família, para ter controle disso.

Atualização cadastral Bolsa Família

As famílias que estão inscritas no programa Bolsa Família precisam ficar atentas com a atualização do cadastro para que não tenham seu benefício cancelado. Por isso, é importante ficar por dentro de quando é necessário a atualização cadastral Bolsa Família.

As informações coletadas acabam sendo registradas no Cadastro Único (CadÚnico) e devem ser atualizadas a cada pelo menos 2 anos. Pois, o governo considera esse um tempo relevante para que os dados sobre o usuário possam ter mudado de maneira relevante.

Veja como fazer o Cadastro no Bolsa Família em 2021

Como fazer a atualização cadastral Bolsa Família?

Para realizar a atualização cadastral Bolsa Família é recomendado que o segurado procure o setor responsável pelo Bolsa Família no município em que você reside. É importante contar com documentos pessoais dos membros da sua família.

Quando for realizar esse procedimento você também terá que informar a sua renda familiar. Assim, como se houver mudanças no recurso que você recebe mensalmente, ou seja, se houve mudanças na renda familiar. Por fim, também é importante informar se você mudou de residência.

O responsável por fazer esse procedimento vai depender muito da sua cidade. Na maioria dos locais o órgão responsável pelo Bolsa Família é o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) que é o responsável por fazer o cadastramento, assim como a atualização dos dados.

Em suma, o método mais fácil de encontrar o órgão responsável é buscar a informação em sua prefeitura. Um dos locais onde você poderá ver se é necessário realizar a atualização do seu Bolsa Família é no extrato do benefício.

Para quem não está antenado nas notícias, a atualização cadastral e a inscrição das famílias no programa foram retomadas em meados de dezembro de 2020. Visto que na época era esperado o fim do auxílio emergencial que ocorreu no final de 2020.

Um novo Bolsa Família em julho de 2021

Segundo o presidente Jair Bolsonaro, é esperado para os próximos dias a aprovação de novas rodadas de um novo auxílio emergencial que deve durar 4 meses. Esse benefício vem para tentar ajudar as pessoas que passam por uma situação complicada devido à pandemia e assim incentivar a economia.

No entanto, ele afirmou que quando o pagamento do auxílio se encerrar deve ser implementado um novo Bolsa Família. Que deve contar com valores maiores e mais regras. Também é previsto bolsas de mérito escolar.

Compartilhe: