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Atualmente, segundo dados do Censo Escolar da Educação Básica, de 2022, o Brasil soma 1 milhão de crianças e adolescentes fora da escola. De cada 100 jovens que concluem o Ensino Médio, apenas 22 vão para o Ensino Superior. De acordo com dados do QEdu, em Pernambuco, a grande dificuldade é o nível da aprendizagem. Em 2019, de cada cem alunos que concluíram o 5º ano no estado, apenas 35 aprenderam o que seria esperado em matemática, e ao final do 9º ano, apenas 16 tiveram o rendimento esperado.
“É fundamental que façamos esse debate, reunindo lideranças do campo, nomes atuantes na Educação, para que possamos ampliar o PRONERA, aumentando o acesso de jovens e adultos da área rural ao Ensino Superior em instituições federais. É muito importante que a sociedade participe do debate, aproveitando também para trocar informações e buscar soluções para inúmeros desafios que precisam ser enfrentados e corrigidos relativos à educação do campo”, explica o deputado estadual Doriel Barros.
Serviço: 25 Anos do PRONERA e os Desafios da Educação do Campo em Pernambuco