A Associação dos Vaqueiros de Jutaí e Região, zona rural de Lagoa Grande (Sertão do São Francisco) foi palco nesta sexta-feira, 24, de uma audiência pública para discutir a implantação da adutora local, sonho de muito tempo dos que vivem na região. Solicitada pelo Movimento Popular Organizado Sou Jutaí, a audiência pública foi uma realização da Câmara de Vereadores.
A discussão reuniu autoridades políticas e representantes de órgãos estaduais e federal como o IPA, órgão estadual, e Codevasf (Companha de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). No debate falaram tanto os convidados como os moradores e lideranças locais. A extensão da adutora de Jutaí é de cerca de 60 Km, levando água para consumo da uma população que ultrapassa os 5 mil habitantes na região e que sofre ano após anos com as estiagens.
O superintendente da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, disse ter ficado satisfeito com os anúncios de parlamentares presentes e representados que se comprometeram em destinar recursos via emendas parlamentares para a obra.
“Vamos correr para preparar a licitação da empresa que fará o projeto executivo. Quero sair com prazo e até 26 de dezembro, estaremos preparando a licitação para a elaboração dos projetos que faremos em janeiro. Essa é a orientação do nosso deputado, ministro Fernando Filho e do nosso senador Fernando Bezerra”, declarou Aurivalter.
O superintendente ressaltou que a decisão política conta muito para uma ação como essa e se faz importante para isso, cobrar os recursos para os deputados da região. “Com a transferência de emendas impositivas, temos mais segurança. É importante que se diga que temos apenas 6% do orçamento do governo, o resto dependemos de emendas parlamentares”, lembrou o superintendente da Codevasf
A unidade foi destaca por todos, esquecendo os lados políticos, pois o único intuito é levar água para as torneiras do povo de Jutaí. “É muito importante essa unidade, a união da população, de todos que são políticos representados aqui”, frisou o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB), presente à audiência pública e adiantou que destinará R$ 1 milhão para a obra.
Na fala do vice-prefeito ítalo Ferreira, a luta antiga do povo de Jutaí, será respaldada pela gestão comandada pelo prefeito Vilmar Cappellaro (PMDB) que já foi buscar com o Grupamento de Engenharia do Exército em João Pessoa-PB, visando firmar parcerias para amenizar a falta d´água em comunidades da região de sequeiro de Lagoa Grande.
“Estamos lutando pela dignidade, pela cidadania do ser humano que é o acesso à agua para consumo humano e também para os animais. Estamos tratado dessa questão importante, infelizmente tem pessoas que podiam dá mais ajuda nesta causa, mas nós queremos que com esse projeto executivo, possamos levar a ação para outras fontes de investimentos, além de emendas parlamentares. Vamos provocar a todos os entes que possam agilizar essa adutora”, considerou Ítalo.
Em sua participação, o prefeito Vilmar Cappellaro classificou como de grandeza a iniciativa da comunidade em discutir o assunto. Vilmar enxergou a grandeza do movimento organizado da comunidade, puxado por Jaime Alencar, que tem batido nas portas para enfim realizar o sonho do povo de Jutaí em dispor de água na torneira.
“Antes de assumir procurei o superintendente da Codevasf sobre esses projetos de água para consumo e para plantar numa região que é o berço da fruticultura do vale. Procurei o ministério da Integração, o governo do estado e dia 20 de julho, pedi a Auvialter que pudesse fazer uma adutora para esta região. Hoje ele chega com essa boa notícia da elaboração do projeto dessa adutora”, comemorou o prefeito.
Muitos dos projetos citado pelo prefeito teve importante presença do secretário Reginaldo Alencar, da secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior, Vilmar falou de uma audiência com o Exército em João Pessoa onde solicitou obras de poços profundos e um estudo para implantar a adutora.
O prefeito relatou também a conversa que teve com o comando do Exército que já antecipou que virá fazer um estudo técnico dessa adutora no município e que deverá haver um entendimento com a Codevasf para que a intervenção se torne realidade o quanto antes..
“Já encaminhamos estudos iniciais de topografia para o comando da corporação. É unir forças, juntar o que cada um tem e dizer que estamos à disposição com os equipamentos da Prefeitura, junto com os vereadores que estão conosco também nesta busca e levantando essa bandeira. Uma causa nobre com água para beber, para produzir e plantar e a população de Lagoa Grande tem que está unida para essas conquistas”, assinalou o prefeito Vilmar Cappelaro.
Fotos: Robeiro Sá
Blog do Banana