Auditoria realizada na Unidade de Terapia Intensiva do HUT atesta qualidade dos serviços oferecidos

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Uma auditoria da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco realizada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (HUT) atestou o ótimo funcionamento e a qualidade dos serviços prestados na unidade. Através da realização de visita feita por uma comissão de profissionais do Ministério da Saúde e de análise de documentos, 27 itens foram avaliados, entre eles aspectos da estrutura física, recursos humanos e processos de trabalho, constatando que todos estavam em conformidade com as exigências do Sistema Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Unidade de Terapia Intensiva do HUT disponibiliza 16 leitos ativos e segundo o relatório, os equipamentos, recursos materiais e a estrutura física da unidade apresentam excelentes condições de uso. A auditoria destacou ainda as boas condições do ambiente e as ações de humanização desenvolvidas na unidade. “A UTI possui dois ambientes amplos, ambos com painéis decorativos de natureza viva, divisórias móveis que garantem a privacidade dos pacientes e oferece ambiente climatizado. Os familiares contam ainda visitas diárias e recebem acompanhamento sistemático das equipes médicas e de enfermagem”, diz o relatório.

Segundo o diretor médico do HUT, Ricardo Pernambuco, um dos itens mais importantes refere-se à qualidade da assistência hospitalar oferecida, que avaliou os profissionais médicos e de enfermagem que atuam na unidade. “O relatório destaca que a UTI dispõe de quadro adequado com profissionais não havendo deficiência no preenchimento das escalas. A UTI funciona, a cada plantão, com dois médicos – totalizando 12 profissionais, um profissional de enfermagem e de fisioterapia. Foi constatado ainda que nossos profissionais participam de Programas de Educação Continuada, mostrando a qualificação das nossas equipes”, salientou.

Em relação a avaliação da resolutividade dos procedimentos realizados na UTI, a auditoria constatou ainda que são oferecidos aos pacientes internados serviços em diversas especialidades, entre eles, ortopedia, fonoaudiologia, odontologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, clínica vascular etc., além de Serviço de Terapia Renal Substitutiva para pacientes que necessitam de hemodiálise. O relatório destacou ainda o funcionamento efetivo do Sistema de Descarte de Resíduos Sólidos; das normas relacionadas à biosegurança e higienização; e da utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Para a diretora executiva do Hospital de Urgências e Traumas, Andréia Gomes, esse reconhecimento é resultado incontestável do trabalho ético e eficiente realizado na unidade. “Esse relatório mostra a capacidade profissional, a dedicação e o esforço diário de todos que trabalham no Hospital de Traumas em fazer desta instituição excelência nos serviços de saúde prestados a população. Nosso objetivo e continuar aperfeiçoando cada serviço prestado aqui”, enfatizou.

 ASCOM – PMP

Blog do Banana

Related Posts

1 comentário

SIL 7 de setembro de 2012 - 8:34

E QUEM FOI QUE IMPLANTOU O HUT AQUI, QUEM FOI, QUEM FOI?
O NOSSO QUERIDO MINISTRO, COMO TODAS AS OUTRAS GRANDES OBRAS DE PETROLINA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Responder

Deixe um comentário