Em coletiva de imprensa promovida pela presidente da Caixa, Daniella Marques, ao lado do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, o governo Bolsonaro anunciou hoje a inclusão de mais 500 mil famílias na lista de beneficiários do Auxílio Brasil este mês. Com isso, o programa atenderá 21,1 milhões de famílias. Ontem, o governo federal já havia anunciado a antecipação do calendário de pagamentos do Auxílio Brasil para o mês de outubro. Com a mudança, o benefício começará a ser pago no dia 11 e os depósitos terminarão no dia 25, antes do segundo turno da disputa presidencial.
Os anúncios ocorrem em meio ao confronto entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No domingo (2), os dois candidatos avançaram para o segundo turno da eleição, que será realizado em 30 de outubro. O petista registrou 48,43% dos votos e o atual presidente, 43,20%
Fila do Auxílio Brasil Durante sua fala, o ministro da Cidadania também negou haver fila no momento para recebimento do Auxílio Brasil. “Hoje temos 100% da população brasileira em situação de vulnerabilidade social na faixa da pobreza extrema recebendo Auxílio Brasil”, garantiu. A presidente da Caixa confirmou ainda que o banco vai começar a oferecer crédito consignado para os beneficiários do Auxílio Brasil a partir da segunda quinzena de outubro. Os juros ficarão abaixo do teto fixado pelo governo de 3,5% ao mês
O presidente também confirmou na manhã desta terça o pagamento do 13º do benefício para mulheres chefes de família a partir do próximo ano. São cerca de 17 milhões de mulheres nessa situação, o que geraria um custo adicional de quase R$ 10 bilhões no orçamento do programa. O governo, porém, não explica como vai bancar esse gasto adicional no ano que vem diante de um orçamento já bastante apertado. Bolsonaro já prometeu a manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 em 2023, mas a benesse não está prevista na PLOA (Proposta de Lei Orçamentária).
Neste mês também será pago o Auxílio Gás às famílias com direito. O pagamento é bimestral e feito nas mesmas datas do Auxílio Brasil. Neste mês, 5,9 milhões de famílias devem ser contempladas com o benefício.
(UOL).