Ricardo Banana

Avançam as obras de conclusão de sistema de esgotamento em município do sertão pernambucano

imagemA população de Cabrobó (PE), no Sertão do São Francisco, será beneficiada no próximo ano com o esgotamento sanitário do município. O prazo para a conclusão do serviço é maio de 2015. O investimento, superior a R$ 4 milhões, corresponde à terceira etapa da obra, que é executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) por meio da 3ª Superintendência Regional, em Petrolina.

Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no âmbito do Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas, ação coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 ministérios. As intervenções correspondem à implantação do saneamento da cidade, por meio da instalação de mais de 4 mil metros de tubulação e de 6 mil metros de rede condominial, além da construção de quatro estações elevatórias e conclusão de duas já iniciadas na etapa anterior. O projeto prevê ainda a implantação de uma estação de tratamento de esgoto.

Os engenheiros da Codevasf e da empresa responsável pelos serviços vistoriaram a obra e confirmam que o andamento está dentro do cronograma esperado. Conforme o engenheiro Alexaldo Leda de Souza, analista de desenvolvimento regional e fiscal do contrato pela 3ª SR da Codevasf, se o ritmo dos serviços se mantiver será possível a conclusão do sistema de esgotamento sanitário de Cabrobó ainda no primeiro semestre de 2015.

“Temos nos esforçado para que a obra não sofra interrupção. Tudo está dentro do previsto para o bom andamento da implantação do saneamento da cidade”, disse o engenheiro.

Quando estiver em operação, o sistema de esgotamento de Cabrobó beneficiará toda a zona urbana da cidade, que tem uma população total estimada em pouco mais de 32 mil habitantes, segundo o IBGE. O gerente de revitalização da 3ª Superintendência Regional, Elijalma Augusto Beserra, destaca que o investimento em saneamento integra as ações realizadas pela Codevasf de preservação do rio São Francisco, principal fonte hídrica da região.

“Os recursos investidos pela Codevasf em obras de saneamento em todas as cidades banhadas ou que contam com um afluente do São Francisco em nosso estado chegam perto de meio bilhão de reais. Esta é uma ação de grande importância social, ambiental e econômica, visto que uma cidade saneada atrai mais interesse dos investidores, contribuindo assim para o seu desenvolvimento”, ressaltou Elijalma.

O superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar, lembra que todas as obras de esgotamento sanitário contam com mão de obra dos próprios municípios beneficiados, o que garante emprego a muitos trabalhadores da região durante sua execução.

“São pessoas que vivem na cidade ou região onde a obra está sendo executada. Os salários que esses trabalhadores recebem, gastam no próprio município. Isso fortalece a economia local antes mesmo do esgotamento sanitário estar concluído”, enfatizou o superintendente.

As cidades contempladas pela Codevasf com obras de saneamento em Pernambuco, dentro do Programa de Revitalização de Bacias, são Ipubi, Belém do São Francisco, Granito e Cedro (concluídas); Trindade, Ouricuri, Araripina, Exu, Parnamirim, e Buíque; já Afogados de Ingazeira e Petrolina, que têm obras em execução, contam com convênio firmado entre Codevasf e Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa); e estão sendo licitadas novas obras em Tabira, Moreilândia, Calumbi, Iguaracy e Santa Terezinha.

Conheça a nova plataforma de divulgação de notícias da Rádio Codevasf: https://soundcloud.com/codevasf

Mais informações: http://www.codevasf.gov.br

Ascom

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress