A emoção tomou conta da Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador, nesta sexta-feira (20), quando aconteceu a formatura de 976 novos soldados da Polícia Militar da Bahia (PMBA). Eles concluíram o Curso de Formação de Soldados. A cerimônia contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, autoridades, amigos e familiares. Outros 667 soldados se formaram em solenidades, realizadas de forma simultânea, em outros municípios baianos, totalizando 1.643 novos policiais em todo o Estado.
Agora, os novos integrantes das forças de segurança já estão aptos a iniciarem o estágio operacional nas unidades da PMBA. A conclusão do Curso de Formação de Soldados é um momento significativo tanto para os formandos quanto para as instituições de segurança pública. Além disso, representa um compromisso com a sociedade, uma vez que os novos soldados devem atuar com integridade, respeito e profissionalismo.
Fábio Oliveira veio de Petrolina (PE) realizar o sonho em Salvador. “É uma satisfação muito grande. Estou realizando hoje um sonho de infância, eu sempre quis ingressar na Polícia Militar, e hoje eu consigo realizar esse momento na minha vida”, falou o novo soldado PM.
Durante o curso, os alunos passam por diversas disciplinas, como legislação, técnicas de abordagem, defesa pessoal, armamento e tiro, além de aulas práticas e teóricas sobre ética e direitos humanos. O aprendizado adquirido durante a formação será fundamental para garantir a segurança e a ordem pública, contribuindo para a construção de uma comunidade mais segura, como destaca o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Próxima etapa
Os novos soldados da PMBA irão, logo após a formatura, iniciar o estágio operacional nas unidades da instituição, incrementando o efetivo operacional que atua em todo o Estado, como explicou o comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho. “Nós temos 18 Comandos Regionais, onde serão distribuídos, inicialmente, em período de estágio e, após o Carnaval, serão empregados em serviço, distribuídos definitivamente para todos os rincões do Estado”, informou o coronel. Na oportunidade foi feita uma homenagem ao subtenente Manoel Paixão dos Santos.
A tenente Sueli Santos Silva foi escolhida como madrinha da turma. Com a nota global de 9,8, a aluna Lavínia Santos foi o destaque do grupo, sendo seguida pelos colegas Júlio Sérgio e Carlos Ferreira. Os três receberam condecorações das mãos do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário Marcelo Werner. As informações são da Secom-BA.