O bairro João de Deus, hoje o mais populoso de Petrolina/PE com mais de 30 mil habitantes, festeja a partir desta sexta-feira, dia 26 de julho até o domingo (28), os seus 26 anos de existência. A festa já é tradicional na comunidade que se une para comemorar a data. São diversas atrações, entre ação social, desfile cívico e à noite, na estrutura montado próximo a avenida principal do bairro, acontecem shows com grandes atrações e a participação também dos músicos e bandas do bairro. Serão três shows por noite com a festa indo até as 3h.
Para a realização da festa, os organizadores estão contando também com o apoio do comércio do bairro e de outros patrocinadores como do deputado federal Fernando Filho (PSB) e deputado estadual Odacy Amorim (PT). “Pelo menos dos políticos que disseram que iriam ajudar a nossa festa, somente esses dois confirmaram seus apoios”, revelou Francisco Gonçalves, liderança da comunitária local que coordena a Usina Cultural do bairro.
Francisco frisa que haverá a parte festiva de sexta até o domingo, dia 28 de julho, data também da realização do desfile cívico, outra tradição nas comemorações do João de Deus. “A saída será a partir das 8h, da Escola Eneida Coelho até a Escola Jesuino Antônio D´ávila. Na parte festiva, a sexta terá a atração da banda Saia de Renda e outras bandas do bairro como a banda Chamego Nordestino. No sábado se apresentam Mundinho da Rajada e a banda Jeito de Amar com a participação da dupla Leo e Leno. E no domingo logo após o desfile cívico, haverá shows com várias atrações locais por volta do meio-dia com os talentos do bairro e 19h acontece a gravação do DVD com cantores já conhecidos da música brega”, informou o líder comunitário.
Para Francisco, mesmo com tantos avanços nos último seis anos, principalmente na questão da segurança e do abastecimento d’água, problemas que atormentaram a população do João de Deus por muitos anos, ainda tem muita coisa para ser feita no bairro.
“Muita gente pensa que porque a gente não sofre mais com falta d’água e violência como antes, conseguimos tudo, mas eu penso diferente. Temos serviços, mas somos o maior bairro de Petrolina. Mesmo com quatro escolas, três creches, mas precisamos mais. Temos um Cras, obra da Prefeitura que está parada e a Praça da Juventude, que também não foi concluída e é do governo do Estado com recursos de emenda do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). A gente queria que os políticos pudessem trazer mais coisas para a gente comemorar e com a esperança de ações que venham tornar mais cômoda a vida das pessoas de nosso bairro”, assinalou Francisco do João de Deus.