Educação

Bairro São José recebe 83ª Unidade do Programa Nova Semente

Mais 60 crianças em Petrolina tem um local seguro para ficarem enquanto seus pais trabalham. Lá elas recebem acompanhamento pedagógico, médico e nutricional, introdução à alfabetização, já são 4.980 crianças atendidas em toda Petrolina no programa Nova Semente. Mais uma unidade do programa inaugurada nesta quarta-feira (03), no bairro São José, rua das Pedreiras, nº 04.

A unidade número 83 leva o nome de ‘Vó Engracia’, também homenageando uma das moradoras mais antigas do bairro São José. Seguindo o padrão, a unidade possui salas de leitura, escovódromo, biblioteca, banheiro adaptado, refeitório e espaço de brincadeiras. “Nós que fazemos parte da Nova Semente junto aos pais e comunidades estamos felizes por receber a unidade aqui no bairro”, disse a gestora Maria Aparecida de Souza.

Toda unidade tem seu nome escolhido pela própria comunidade e a neta da Dona Maria Engracia de Lima, Lorena Calado agradeceu a homenagem. “Estamos muito felizes pela lembrança de Maria Engracia de Lima, mulher de princípios”, afirmou.

Parceiro do Programa no suporte pedagógico, o Instituto Alfa e Beto (IAB), representando pela psicóloga Denise Rocha que depôs sobre a repercussão nacional e internacional do projeto. “Quando contamos sobre esse projeto no país e em outros países as pessoas não acreditam que isso é possível, mas pelo olhar das famílias e das crianças estamos vendo que é possível”, destacou.

A psicóloga narrou sobre o acompanhamento que o Instituo que vem fazendo com as primeiras crianças atendidas pelo Nova Semente. “Após seis meses numa unidade como esta o vocabulário dessas crianças é muito maior do que as crianças da mesma idade que não frequentam uma unidade pedagógica. Há um avanço significativo na linguagem e socialização dessas crianças”, relatou.

O Programa Nova Semente já foi apresentado em seminários, congressos e a proposta pedagógica que envolve o projeto sempre desperta interesse nos educadores de acordo com a Profa. Célia Regina de Carvalho. “O Programa tem parcerias em múltiplas competências é um modelo revolucionário que desperta na comunidade o sentimento de pertencimento”, salientou.

Além das sementeiras e familiares das crianças, estavam presentes o psicólogo do Petrape, Walfrido Neto e a coordenadora do programa, Mônica Couto.

ASCOM-Prefeitura Municipal de Petrolina

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress