O município de Petrolina vem se destacando com diversas ações e projetos. Entre eles está o Banco do Empreendedor, criado em abril de 2011, para atender atividades produtivas, gerando emprego e renda para toda região. O programa, que possibilita o acesso ao crédito orientado, ágil e desburocratizado para os pequenos empreendimentos, é uma parceria entre a Prefeitura e a Agência de Crédito.
O Banco prioriza os microempreendedores, oriundos de programas sociais. Entre os beneficiados pelo microcrédito orientado, estão feirantes, ambulantes, além de moradores de projetos e comunidades a exemplo do Projeto Bebedouro, Mandacaru, Vila Salú, Pedra Grande, Porto da Ilha e Serrote do Urubu.
De acordo com dados da Agência de Crédito, até o início deste mês o Banco contabilizou 600 créditos com o valor liberado que corresponde a R$ 451 mil, tudo isso com percentual de inadimplência de 0%. Desse total, 95% foram investidos em pequenos negócios, principalmente para a compra de mercadorias, máquinas, equipamentos, matérias-primas e insumos.
Consolidado como um dos destaques da gestão municipal,
o Banco do Empreendedor possibilitou ao prefeito Julio Lossio ganhar o Prêmio Prefeito Empreendedor, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae – PE), com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE. Além disso, o programa tem despertado o interesse de alguns municípios pernambucanos, como Petrolândia, Itacuruba, Floresta e Jatobá.
Serviço
A Agência de Crédito funciona no Centro de Convenções, de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (87) 3862-2691 e 8835-2619.
Texto: Carol Souza
Blog do Banana