Os barraqueiros localizados na Avenida Sete de Setembro receberam nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, o ultimato do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Petrolina, para desocuparem a área em 15 dias. Os comerciantes estão desesperados porque os barracos são o único ganha pão deles.
Parte dos barracos que funcionavam há quase 30 anos na avenida, algumas serviam e ainda servem até como moradia dos barraqueiros, foi destruída pelo pelos proprietários de uma área privada vizinha ao terreno do DNIT quando conseguiram na justiça a reintegração de posse. Agora é o órgão federal que exige a saída dos comerciantes.
Os barraqueiros vêm desde o começo do ano negociando com a Prefeitura Municipal, numa intermediação com o deputado estadual Odacy Amorim (PT), a implantação de uma praça de alimentação numa área que pertence ao município e que fica próxima a local de propriedade do DNIT. A praça está com o projeto já pronto aguardando os recursos para o inicio da obra.
Segundo um dos representantes do grupo de barraqueiros, Gildemar Torres da Silva, a Prefeitura informou que recursos estão garantidos para a execução da obra denominada Associação da Praça do Bode do Jardim Maravilha, que ficará na Rua João Ramos da Silva, atras da área onde hoje estão os barraqueiros.
Preocupado com a situação das família que dependem dos barracos, Gildemar procurou o deputado Odacy Amorim para que ele possa solicitar um prazo maior ao DNIT para que os barraqueiros fiquem no local até o termino da obra da Praça do Bode.”Eles não se negam a sair, apenas querem mais tempo para poder desocupar o terreno”, comentou Gildemar.
Conforme o comunitário, o projeto dos quiosques padronizados está pronto e a obra vai sair. “O prefeito Julio Lóssio declarou em entendimento com o deputado Odacy que a praça será construída. Procurei o deputado no início do ano para buscar uma saída para os barraqueiros e ele está atento a essas famílias desde então”, revelou Gildemar Torres.
Blog do Banana