Na manhã desta segunda-feira (21) a secretária de Saúde, Lucia Giesta, participou da reunião com os beneficiados dos residenciais Vivendas Petrolina I e II, do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Na ocasião, Lucia alertou sobre os riscos do Aedes Aegypti e os casos de microcefalia.
“Hoje, o Brasil vive uma situação delicada e problemática, por que várias gestantes foram infectadas com Zika Vírus e crianças estão nascendo com microcefalia. Uma doença em que o bebê tem a cabecinha muito menor que o normal e comprometimento do cérebro, devido uma malformação, que pode acarretar prejuízo no desenvolvimento motor, neuro e psico. Por isso, mulheres, conversem com seu marido ou companheiro para avaliar se é ou não é um bom momento para engravidar”, orientou a secretária.
Lucia abordou sobre a importância de redobrar os cuidados com o Aedes Aegypti. “Já sabemos que o aumento de casos de microcefalia está associado ao Zika Vírus, doença transmitida pelo Aedes Aegypti, que também ocasiona a Dengue e Chikungunya. Por isso, devemos evitar qualquer situação que favoreça a criação de focos do mosquito, pois Dengue mata e Zika também mata”, alertou.
Para Edjane Oliveira o momento foi “muito importante, pude ver que o risco que corremos se deixarmos o mosquito nascer. Agora, o cuidado será bem maior”.
Ascom
Blog do Banana