Carnaval é festa e alegria, mas também pode ser saúde e conscientização sobre direitos das mulheres. A Prefeitura de Juazeiro levou para avenida, nesta quinta-feira (25), orientações sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e combate à violência contra as mulheres em dois blocos.
“Nossas equipes usaram a criatividade para falar de temáticas tão relevantes para a sociedade. Nos dedicamos para entregar uma festa bonita e segura para todos, especialmente, para as nossas foliãs e queremos também que as pessoas não esqueçam de se proteger contra as ISTs”, comentou a prefeita Suzana Ramos.
Bloquinho da Vigilância
O primeiro bloco a agitar o circuito do ‘Carnaval de Juazeiro 2024- Carnaval de Todos’ foi o Bloquinho da Vigilância, promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau). Além de muita música, o bloco falou sobre prevenção às ISTs e distribuiu preservativos.
O folião Felipe Alencar aprovou a iniciativa da Sesau que escolheu o tema: ‘Carnaval e IST`s não dá Match’. “Achei muito interessante a maneira que eles usaram para falar desse assunto sério com leveza. Sempre importante falar sobre o cuidado para evitar essas doenças, ainda mais nesse período quando as pessoas ficam mais animadas”, disse.
O Bloco da Vigilância também vai desfilar no domingo (28). A concentração será no Posto BR, ao lado da ABC Eletro, às 19h.
As Arretadas
Além de conscientizar sobre saúde e prevenção, a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), foi com tudo para a avenida com o bloco “As Arretadas”.
Com o tema “Se oriente, Rapaz!”, os foliões levaram alegria e muita informação sobre o combate à violência contra a mulher. O trio foi comandado pela cantora Fabiana Santiago e fez alertas em favor da mulher e da prevenção às várias formas de violência doméstica.
Texto: Marcela Cavalcanti- Ascom PMJ
Fotos: Ícaro Alexandre e Ayrton Latapiat/ PMJ