“Boa pastagem e um bom reprodutor é o caminho do sucesso para criador de ovelhas e caprinos”, afirma Luzivan Amorim.

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A Caprishow de Dormentes foi criada em 2006 pelo ex-prefeito Geomarco Coelho para valorizar a atividade da Caprinovinoculta no munícipio. Neste sábado(19), o blog esteve prestigiando mais uma edição do evento que reuniu criadores de várias regiões do estado.

Em entrevista com o Engenheiro Agrônomo e fiscal da Adagro, Luzivam Amorim, o mesmo passou algumas dicas de como obter sucesso no seu criatório de ovelhas Toper. Segundo Luzivam, o primeiro passo que o criador deve dar para ter um bom planteu é ter segurança em alimentação, um bom reprodutor e controle do manejo. “O criador precisa saber e conhecer o manejo adequado, sempre trocar o reprodutor, e nunca se esquecer de ter um bom banco de alimentos para reduzir o custo de criação”, esclareceu.

O técnico, que também é criador, disse que não adianta o criador ter um rebanho de qualidade genética e não ter alimentos em sua propriedade. “No semiárido, tem a época da fartura com o período chuvoso e a época que chove menos. Por isso, o criador deve armazenar para na época da seca garantir a alimentação dos animais”, afirmou.

A nossa região tem muitas raças boas para criar, mas Luzivam aconselha a criação de Toper por ser um animal de alta resistência para superar o período de seca, já que o mesmo dispõe de uma boa carcaça. “Se não faltar pasto, a ovelha Toper dá dois partos por ano, o que vai facilitar o crescimento do rebanho e, posteriormente, aumento do lucro”, finalizou.

Related Posts