Bolsonaro diz que não vai renovar concessão de gigante emissora de TV

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O Presidente Jair Bolsonaro, já bateu o martelo e disse que não vai renovar a concessão da Rede Globo de Televisão. A concessão da emissora da família Marinho, vence em 2023. Foi a informação veiculada pelo jornalista Daniel César, do site DCM.

Bolsonaro declarou à aliados que não pretende assinar documento. “No que depender dele a Globo termina em 2023″, disse uma fonte do jornalista ligado à base governista.

Embora a concessão da emissora dos Marinho só termine em 2023, cabe ao chefe do Executivo decidir sobre a renovação, um ano antes do término do prazo vigente. Ainda de acordo com informações do colunista, Bolsonaro já verbalizou tanto a membros da AGU (Advocacia Geral da União), quanto para seu corpo de ministros, que não haverá sequer, análise para renovação da concessão.

Por praxe, para renovação de concessões, as emissoras devem apresentar ao governo uma série de documentos obrigatórios, e Bolsonaro já deixou claro que nem vai olhar os mesmos. “Ele não quer e não vai renovar a concessão”, afirmou um assessor de um deputado aliado.

Embora o Presidente tenha o poder de negar, suspender, ou cancelar uma concessão pública de qualquer emissora, para que tal decisão seja mantida, é necessário que o assunto passe pelo parlamento, ou seja, a decisão precisa ser tomada pelo Congresso.

Não é de hoje que Bolsonaro faz questão de deixar claro, que não gosta da Globo, a guerra fria entre a emissora carioca e o Presidente, já produziu vários episódios, que com o passar do tempo, se agrava e toma tons mais pesados.

A expectativa entretanto, é de que mesmo que Bolsonaro não autorize a renovação, os congressistas concedam a renovação. Segundo cálculos da direção da emissora, existe quantitativo suficiente para a aprovação da renovação. ” Se fosse hoje, a Globo derrotaria Bolsonaro com facilidade”, garantiu um executivo da Rede Globo.

A razão para a segurança na afirmação do executivo global, é que parte dos deputados, são donos de emissoras locais espalhadas por todo país, que retransmitem o sinal da Globo. “Há muito dinheiro envolvido”, afirmou o executivo.

É aguardar as cenas dos próximos capítulos, que muito provavelmente irá terminar com o já conhecido “showzinho” do Presidente.

(Bahia Popular).

Related Posts