Política

Borges diz que Silvio é “caroneiro da desgraça”

imagemEm nota, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, Waldemar Borges (PSB), rebateu as críticas do líder da oposição na Casa, Silvio Costa Filho (PTB), em relação às decisões tomadas pelo Governo para superar a crise no sistema penitenciário. “Silvio quer surfar em problemas complexos. O governador enfrenta com coragem e vai resolver”, diz. Ele classifica a postura de Silvio como de “caroneiro da desgraça”. Veja a nota abaixo:

“O deputado Silvio Costa Filho (PTB), depois de oito anos defendendo os esforços do Governo, entende que fazer oposição é surfar em problemas complexos, como os que ocorrem no sistema penitenciário do Estado. Comportamento que ele repudiou até um dia desses. Este é um assunto sério que precisa ser tratado com coragem e determinação política.

É isso que vem fazendo o governador Paulo Câmara, que não tem economizado esforços para encontrar soluções definitivas para um problema que é nacional e, infelizmente, tem raízes históricas.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, já disse publicamente que não tem problema algum em ir prestar esclarecimentos na Assembleia Legislativa. Em primeiro lugar, porque essa é uma obrigação de todo o agente público. Além disso, Pedro foi deputado estadual por seis mandatos e tem imenso respeito pelo Legislativo.

Já neste primeiro mês de gestão, o governo anunciou uma série de medidas, como a contratação imediata de 132 Agentes de Segurança Penitenciária e a convocação de 40 agentes integrantes do quadro permanente do sistema de ressocialização.

Também reafirmou a conclusão e entrega do Complexo Prisional de Tacaimbó possibilitando 676 novas vagas no sistema; a entrega do Cadeia de Santa Cruz do Capibaribe, com capacidade para 186 reeducandos; e a conclusão e entrega do Centro Integrado de Ressocialização de Itaquitinga, com previsão de 3.126 mil vagas.

Também foi anunciado o fortalecimento do núcleo de inteligência do sistema prisional e implantação do vídeo monitoramento, além da revisão de todos os equipamentos de segurança das unidades e detectores de metais.

Dentro do Pacto Pela Vida, foi criada uma câmara específica para fortalecer as parcerias entre o Executivo, o Ministério Público e o Poder Judiciário. Ela visa atacar o problema da violência em todas as suas dimensões, inclusive na que se refere ao rebatimento no sistema penitenciário.

A opinião pública pernambucana vai repudiar quaisquer caroneiros da desgraça alheia, que buscam usar cadáveres como plataforma eleitoral. Esse tipo de comportamento não é compatível com as tradições do nosso Estado.

O governador Paulo Câmara fará tudo que estiver ao seu alcance para manter a ordem no sistema prisional e, ao mesmo tempo, trabalhará para mudar os parâmetros da ressocialização, numa articulação com o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Defensoria Pública. (Magno Martins)

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress