Esporte

Brasil inicia festa enfrentando o Japão

FBL-WC2014-CONFED-BRA-TRAININGDepois de dois anos disputando apenas amistosos e se preparando a Seleção Brasileira enfim vai estrear na Copa das Confederações neste sábado (15/6), às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), pelo Grupo A, que ainda tem Itália e México. Brasileiros e japoneses irão protagonizar o encontro das duas únicas seleções que já estão asseguradas na Copa do Mundo do próximo ano, também no Brasil, garantido por ser o país-sede. Já os asiáticos foram os primeiros a conquistar em campo a classificação.

Para a seleção brasileira a partida representa o primeiro teste para perceber o comportamento da torcida e o prestígio do time comandado por Luiz Felipe Scolari. O treinador, inclusive, tem sempre procurado manifestar a sua preocupação em relação à possíveis vaias vindas dos torcedores.

“Nós não podemos formar uma equipe de uma hora para outra. A natureza não dá saltos e no futebol também não se consegue pular etapas. Nós vamos montar uma equipe com a sequência de jogos e de partidas importantes. Vamos ganhar corpo durante a Copa das Confederações e começaremos a competição melhores do que fomos nos amistosos contra Inglaterra (2×2 ) e França (3×0). Mas seria muito importante o apoio dos torcedores para que esse processo fosse facilitado”, afirmou Felipão.

Além da pressão de jogar em casa e ter que agradar a torcida, os jogadores da seleção brasileira demonstram preocupação também com a qualidade do adversário deste sábado. Conhecedor do futebol do Japão, por já ter jogado no país, o meia Hulk acredita que o Brasil terá uma verdadeira pedreira pela frente e não pode facilitar em nada para não ser surpreendido.

“O Japão não se tornou o primeiro país a garantir em campo a classificação para a Copa do Mundo à toa. O país conseguiu montar uma seleção forte, mesclando muito bem experiência com juventude. Alguns jogadores atuam na Europa e ganharamn outro ritmo de competição. Isso sem falar que o preparo físico deles costuma ser muito forte e com certeza será um adversário muito perigoso. A Seleção Brasileira tem plenas condições de conquistar o resultado positivo, mas não pode facilitar em nenhum momento”, disse Hulk.

Em termos de escalação, conforme já era esperado, Felipão vai manter a formação que derrotou a França no amistoso da semana passada. Assim, o volante Hernanes e o meia Lucas, cotados para começarem jogando, permanecem entre os reservas.

Pelo lado da seleção japonesa, o técnico italiano Alberto Zaccheroni acredita que o desempenho de sua equipe na Copa das Confederações vai ser um importante termômetro para se saber o que esperar na Copa do Mundo. “Nós estamos bem preparados para esta Copa das Confederações, com um bom ritmo de jogo por conta das Eliminatórias asiáticas e acredito que podemos ter um bom desempenho. O nosso objetivo é fazer uma grande Copa do Mundo em dois mil e catorze e, portanto, sabemos que o torneio desse ano é mais um tijolinho que vamos colocar em nossa construção”, analisou o treinador.

Zaccheroni falou ainda do que espera fazer para neutralizar a seleção brasileira. “Parar o Brasil nunca é uma tarefa fácil, ainda mais na condição de visitante e com eles contando com o apoio dos seus torcedores. Mas acredito que podemos fazer um grande jogo, tentar impedir que o Brasil use seus destaques individualmente e procurar fazer prevalecer o jogo coletivo. Confio no potencial de meu grupo”, afirmou Zaccheroni.

Em termos de escalação, o Japão vai manter a base que vinha atuando nas Eliminatórias asiáticas. O destaque da companhia é o meia Shinji Kagawa, do Manchester United. Porém, o dono do time continua sendo o experiente meia Endo, o grande líder do elenco, 32º colocado no Ranking da Fifa, onde o Brasil aparece dez posições à frente, em 22º lugar.

Brasil: Julio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar e Hulk; Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Japão: Kawashima, Uchida, Yoshida, Konno e Gotoku Sakai; Hasebe, Hosogai, Kagawa, Endo e Nagatomo; Honda. Técnico: Alberto Zaccheroni.

Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

Data: 15 de junho de 2013.

Horário: 16h.

Árbitro: Pedro Proença (Portugal).

Assistentes: Bertino Miranda (Portugal) e José Trigo (Portugal).

Fonte: JC Online

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress