Brasil registrou 52 mil novos casos de câncer de mama em 2012, diz mastologista de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

O mastologista Paulo Geovani Cavalcanti fez um alerta às mulheres para as medidas de prevenção contra o Câncer de Mama durante o programa Nossa Voz desta segunda-feira (04). Só em 2012 foram registrados pelo Ministério da Saúde mais de 52 mil novas ocorrências oncológicas. Destas, cerca de 4 mil só em Pernambuco e Bahia.

Fatores genéticos, hereditários, comportamentais e ambientais podem ocasionar o câncer de mama, de acordo com o mastologista. “Mulheres obesas, sedentárias, com má-alimentação, que ingerem álcool e fumam têm risco aumentado de desenvolver tumores. Se a mãe, irmã ou filha já desenvolveram a doença – os riscos aumentam em 15% a 20% – sendo forte o fator hereditário. A não-amamentação, o uso de anticoncepcionais ou a reposição hormonal por longos períodos também podem ocasionar. Porém vale a pena dizer que quem possui cistos nas mamas não necessariamente podem vir a desenvolver a doença”, destacou.

Boa alimentação, prática de exercícios físicos e até mesmo a amamentação podem reduzir os riscos de ocorrência de tumores nas mamas – além de outros problemas de saúde. ​Porém exceto nos casos em que haja histórico familiar ou episódios anteriores de câncer, em que a checagem deve ser feita mais precocemente, a mulher deve fazer uma mamografia anualmente após os 40 anos.

“A gente consegue detectar as lesões em estágio inicial com este exame e o controle da cura é muito mais fácil. Infelizmente, muitas pacientes chegam com tumor em estado avançado e a sobrevida é menor, incluindo o tratamento longo e que inclui quimioterapia”, explicou.

Sintomas – De maneira geral, ocorre uma tumoração endurecida, imóvel no seio. Pode ocorrer vermelhidão na mama, retração no mamilo e secreção na aréola. Porém em 20% dos casos, o toque é incapaz de localizar o tumor – apenas a mamografia pode detectá-lo. “Porém o autoexame ainda é essencial e a mulher precisa conhecer sua mama. No próprio banho, passando o sabonete, essa checagem pode ser feita. O que não pode é ter medo de localizar um nódulo e por isso, deixar de se examinar”, citou. (GrandeRioFM)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário