O Instituto Butantan solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) solicitou o registro da vacina contra a dengue e caso seja aprovada, a Butantan-DV será o primeiro imunizante do mundo contra a doença a ser aplicado em dose única, o que pode facilitar a adesão à vacinação.
De acordo com o órgão, a intenção é entregar cerca de 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde nos próximos três anos, com um milhão de doses disponíveis em 2025.
O imunizante é tetravalente. Isso significa que a vacina é eficaz contra os quatro tipos de dengue em circulação no Brasil. Os testes clínicos realizados desde 2010, mostraram uma eficácia geral de 79,6% após dois anos.
Para pessoas com histórico de infecção pela dengue, a eficácia foi de 89,2%, enquanto para quem não tinha histórico da doença, foi de 73,6%. A fábrica do imunizante já foi inspecionada e recebeu o certificado de Boas Práticas de Fabricação (BPF) da Anvisa.
De acordo com a Anvisa, a definição dos critérios de vacinação será feita pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). 16 mil pessoas participaram dos testes em todo o Brasil. Os resultados foram divulgados pela revista New England Journal of Medicine.