Cabrobó, no sertão do São Francisco, faz 90 anos dia 11 deste mês e a Educação já traz um grande presente para a cidade, nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017, que foram divulgados nesta segunda-feira (03). A cidade ultrapassou as metas que são previstas para ela e também as metas estabelecidas a nível estadual e nacional pelo Ministério da Educação – MEC.
Nos anos iniciais, Cabrobó conseguiu nota 5.2, ultrapassando a projeção que era de 4.1 para o ano de 2017, sendo superior também à média de Pernambuco (4.8) e do Nordeste (4.9). Com a nota, a cidade se mantém com a pontuação maior do que a projetada para o ano de 2021 (4.7). A Escola Municipal Presidente Costa e Silva foi a unidade escolar que obteve a maior nota no seguimento do 5º Ano com 8.4, “Média muito maior que a estadual, regional e nacional”, frisou a secretária municipal de Educação, Lorena Sampaio.
Nos anos finais, Cabrobó traz um destaque ainda maior com nota 4.9, um salto de quase um ponto em relação a nota anterior (4,0) “Com isso a cidade supera a meta projetada para o ano (3.9) e fica à frente de cidades como Caruaru, Olinda, Jaboatão e Recife e com a mesma média de Petrolina”, acrescentou Lorena.
O IDEB é levantado a cada dois anos para os anos iniciais e finais do ensino fundamental e também para o ensino médio. Ele é calculado pelo Governo Federal a partir de dois componentes: a taxa de aprovação das escolas e as médias de desempenho dos alunos em uma avaliação de matemática e português.
“Um resultado animador que foi conquistado porque tivemos na pessoa do prefeito Marcílio Cavalcanti o maior incentivador para essas conquistas. Para ele, educação é prioridade de fato e não mede esforços para que possamos evoluir em qualidade do ensino público de nossa cidade”, concluiu a secretária Lorena Sampaio.