Cidadania

Caititu: estudantes do município tornam-se Guardas Mirins e recebem netbooks

OIMG_9705.jpg final de semana foi de festa para centenas de crianças e pré-adolescentes da comunidade de Caititu, distrito de Petrolina. Em uma ação da Prefeitura Municipal de Petrolina, através das Secretarias de Segurança Cidadã e Educação, 210 estudantes, entre oito e quatorze anos, das Escolas Municipais Jésio Manoel Gomes e Nossa Senhora Aparecida receberam a titulação de Guarda Mirim. Na ocasião também foi realizada a entrega simbólica de computadores portáteis para os estudantes da rede municipal de ensino.

 A cerimônia contou com a presença dos secretários de Segurança Cidadã, Cel. Daniel Ferreira; de Educação, Celia Regina de Carvalho; e de Irrigação, Raimundo Nonato; além da primeira dama do município, Andreia Lossio que acompanhou a solenidade e as manifestações culturais da comunidade. Os estudantes passam a compor o grupamento, formado desde 2010, e que atualmente soma mais de 1.410 estudantes atendidos em Petrolina. A meta para este ano é formar dois mil jovens oferecendo um complementação educacional, em parceria com a formação escolar baseada em aspectos inerentes à Cidadania, Defesa Civil, Meio Ambiente e Direitos Humanos; além das orientações de Ordem Unida que auxiliam no disciplinamento das crianças.

 Para os estudantes do quarto ano, João Macedo Alencar e Bruno Alencar de Sá, a formação mudou a vida deles tanto no ambiente escolar quanto dentro de casa com a família. Conhecidos pela inquietação na sala de aula, a dupla agora é um exemplo a ser seguido. Segundo os instrutores do Guarda Mirim, “com a formação percebemos a importância de se comportar bem e evitar ‘gracinhas’ e bagunça na sala de aula”. Já a mãe de Bruno ressaltou que após passar pelo curso com a Guarda Municipal “eles estão mais conscientes e querem ser exemplo em comportamento e educação. Isso nos orgulha muito”, afirmou a agente de saúde, Rosana dos Santos Alencar.

 Com o objetivo de investir na educação e na formação qualificada de cidadãos, os estudantes do 6º ao 9º ano também foram beneficiados com a entrega simbólica de netbooks. A ação integra o projeto que visa a informatização das escolas promovendo a inclusão digital de crianças e adolescentes. Ao todo serão entregues até o final do ano dez mil aparelhos eletrônicos.

Blog do Banana

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *