Calendário de palestras para participantes das Unidades de Conservação da Caatinga de Petrolina já está definido

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemPara consolidar cada vez mais o programa das Unidades de Conservação da Caatinga (UCCA´s), implantado desde meados de julho de 2014 em áreas rurais de Petrolina, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) já tem traçado um calendário de palestras voltadas aos participantes do programa. A iniciativa pretende municiar os proprietários rurais com capacitações e informações que certamente irão contribuir no sucesso das atividades desenvolvidas nas propriedades envolvidas no programa. A primeira palestra acontece nesta segunda (12), das 8h às 12h, na sede da AMMA, centro de Petrolina.

Os temas das palestras que serão realizadas durante todo o ano são: “Programa de Proteção à Caatinga”; “Ações para proteção da fauna e flora da Caatinga”; “Capacitação para restauração florestal da Caatinga- áreas degradadas”; Sistemática do manejo florestal sustentável da Caatinga”; “Produção, coleta de sementes, armazenagem, plantio e replantio de mudas da Caatinga”; Capacitação para captação e reaproveitamento de água”; “Capacitação em compostagem”; “Preservação/criação de abelhas nativas/exóticas”; “Implantação de meliponário e apiário”; “Criação de outros meios econômicos e sustentáveis para a Caatinga”; “Gestão ambiental e cidadania”; “Associativismo e Cooperativismo”.

“Essas palestras funcionarão como uma ferramenta de apoio e incentivo para que os participantes do programa das UCCA´s possam estar sempre incrementando suas atividades, e todos saem ganhando com isso, principalmente o bioma Caatinga, que passa a ser utilizado da maneira correta, através do desenvolvimento sustentável”, enfatiza o coordenador de projetos da AMMA, Didi Cavalcanti.

Atualmente existem dez produtores rurais cadastrados nas UCCA`s. A proposta do município foi a de implantar as unidades de maneira gradativa, com diretrizes que são avaliadas mensalmente. O programa foi instituído através da Lei municipal 2575/2013. Para participar, o produtor rural deve obedecer a alguns requisitos, a exemplo de ter um mínimo de cinco hectares com vegetação natural ou reflorestada, com plantas nativas do Bioma. Para proteger e conservar a Caatinga, o participante recebe uma remuneração mensal.

“As UCCA´s inserem Petrolina em um cenário onde a preservação e conservação de um bioma tão importante como a Caatinga, ganham força e podem se tornar exemplo para tantos outros locais deste país. É possível aliar progresso e desenvolvimento com a proteção ao Meio Ambiente. No entanto, esse esforço deve ser conjunto, entre instituições públicas e privadas e, sobretudo, da sociedade de uma maneira geral”, salienta o diretor presidente da AMMA, Gleidson Castro.

A coordenação do programa é da Agência do Meio Ambiente de Petrolina, acompanhado pelo Conselho Municipal da Caatinga (Comuca), que tem entre seus membros representantes das seguintes instituições: Incra, 72 Batalhão de Infantaria Motorizado, Codevasf, Embrapa, universidades e faculdades, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina, Sindicato Patronal Rural, Representante de Associações de Moradores da sede, Organização de Proteção Ambiental de Caboclo, Representantes dos distritos de Cristália, Rajada e Curral Queimado; além da Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH).

ASCOM AMMA

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário