Uma sessão marcada por lembranças de lutas, conquistas e muitas cobranças para que a mulher possa ser do jeito que deseja ser. O momento ocorreu nesta terça-feira, 12, durante sessão solene proposta pela vereadora Cristina Costa, PT, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado dia 8 e instalação oficial da Comissão Permanente da Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Vereadores de Petrolina.
Mulheres de diversos segmentos foram homenageadas. “Estamos mostrando que somos fortes, unidas e queremos contribuir cada vez mais para sermos as protagonistas que somos de fato e de direito”, disse Cristina que preside a mais nova comissão da Casa, a pioneira dos legislativos municipais pernambucanos.
A vereadora Maria Elena de Alencar, PRTB, relatora do colegiado, lembrou que a tradição da Câmara de Vereadores de Petrolina sempre foi de aprovar e atuar em defesa da mulher e de seus direitos. Maria Elena elogiou a iniciativa da colega Cristina Costa, frisando ser louvável a chegada da necessária Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher para fortalecer as pautas da mulher petrolinense.
“A criação desta Comissão sempre foi uma discussão antiga nesta Casa. O ano passado, eu estava licenciada e Cristina apresentou o projeto de lei e conseguiu aprovar a sua criação, mas não foi instalada. Esse ano, conversei com o presidente, pressionei para que a gente pudesse iniciar os trabalhos e hoje estamos aqui, iniciando nossas atividades. Vamos trabalhar juntas com os outros dois colegas que integram a Comissão, o vereador Paulo Valgueiro e Pastor Alex e com todos os demais vereadores. Essa história de fortalecimento das políticas voltadas para as mulheres, vem de longas datas aqui nesta Casa. Como vereadora, temos várias pautas nesse sentido como a Lei Maria da Penha vai à Escola, a nossa luta como representante deste parlamento para a implantação da Vara da Violência Doméstica, uma demanda nossa e que encontrou força em nível estadual através do deputado Lucas Ramos, PSB, o Chapéu de Palha Mulher, entre outras tantas lutas que trouxemos e que conseguimos encampar”, disse a relatora da Comissão da Mulher da Câmara de Petrolina.
A relatora acrescentou que são várias as pautas de trabalho que virão para dentro da Comissão, mas ela frisa que a voz da mulher sempre esteve presente na Câmara e lembrou que a Patrulha Maria da Penha teve a real importância por parte do prefeito Miguel Coelho, que mostrou que não existir nenhuma retaliação, pois a lei veio de uma vereadora da oposição, mas ele deu e implantou todas as condições para que ação fosse colocada logo em prática.
“O prefeito teve o papel preponderante para que a Patrulha Maria da Penha ou a Patrulha da Mulher tivesse as condições para que essa viatura fosse para as ruas dentro do que preconiza as ações da Lei. E assim atuamos, lembrando que são várias politias publicas que passaram pela nossa voz ao longo desses cinco mandatos aqui na Casa, numa cadeia que agora fechamos com essa Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher que veio para fortalecer todas as lutas que chegarem aqui seja pelo movimento organizado de mulheres ou pelo próprio governo”, acrescentou a vereadora Maria Elena.
Os homens do novo colegiado confirmam a importância do momento solene e do inicio das atividades parlamentares da nova comissão permanente da Casa Plínio Amorim. “Fazer parte dessa Comissão para mim é uma honra”, frisou o Pastor Alex que parabenizou a prisão nesta terça dos suspeitos da vereadora Marielle Franco, assassinada há quase um ano no Rio de Janeiro e símbolo de luta e de proteção aos que mais precisam.
“A gente jamais espera isso e de policiais muito menos”, lamentou o vereador que será suplente do novo colegiado. Para o líder da oposição, vefreador Paulo Valgueiro, relator do colegiado, integrar a Comissão da Mulher veio para tornar ainda mais importante o seu mandato parlamentar.
“É gratificante fazer parte dessa Comissão e esse vai fechar com chave de ouro o meu trabalho como parlamentar. No meu gabinete, inclusive, as mulheres são maioria. Elas sempre fizeram parte da minha vida, tenho duas filhas, um exemplo com é minha mãe, e minha esposa. Será muito compensador fazer parte e levar essas ações para fora da sestruturas da Casa Plínio Amorim”, finalizou o emedebista que é secretário da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Petrolina.
TRIBUNNA LIVRE ISABEL CRISTINA
Também durante a sessão solene desta terça em homenagem às mulheres, a Mesa Diretora da Câmara Municipal oficializou o nome da tribuna da Casa como Tribuna Livre Vereadora Isabel Cristina, projeto de resolução da vereadora Cristina Costa em homenagem a ex-parlamentar e e-deputada Isabel Cristina que foi símbolo de lutas em defesa das mulheres. Também os vereadores homenagearam cada um, duas mulheres que escolheram como representantes das homenagens do mês da mulher para as petrolinenses, concedendo a Medalha de Honra ao Mérito Josepha Coelho.
“Esta casa sempre fez história, essa tribuna tem histórico da defesa dos mais humildes da sociedade. Parabéns Cristina por homenagear a grande guerreira Isabel Cristina. Parabenizo a todas a mulheres que contribuíram para o crescimento de Petrolina e as vereadoras Cristina e Maria Elena que tiveram papel importante para esse momento”, disse o vereador Ronaldo Cancão, PTB, primeiro vice-presidente da Casa e que falou em nome da Mesa Diretora do legislativo petrolinense durante as homenagens da Casa do Dia da Mulher.